Viagem pastoral do Prelado à Eslovênia e à Croácia

D. Javier Echevarría realizou uma viagem pastoral à Eslovênia e à Croácia. Resumo e fotos da viagem.

Laura, universitária croata, entrega ao Prelado uma cesta com doces del país.

Croácia (3-6 junho)

Na Croácia, o Prelado recordou em numerosas ocasiões o carinho de são Josemaria a esta terra, que conhecia bem graças aos relatos de alguns fiéis do Opus Dei croatas como Vladimir Vince, Anton Wũrster e Luka Brajnović.

Dom Javier contou que quando na metade do século XX, quando a situação política na Croácia não garantia as liberdades fundamentais, o fundador do Opus Dei garantia com muita fé que a mensagem cristão logo voltaria a ser difundida nestas terras.

Entre outras atividades, o Prelado visitou o Cardeal de Zagreb, Mons. Josip Bozanić, e também foi rezar na catedral, onde estão os restos mortais do Bem-Aventurado Aloizije Stepinac, conhecido pela sua luta por garantir os direitos humanos e civis na Croácia.

Como em outras viagens, as atividades principais consistiram em encontros em Zagreb com fiéis da Prelazia e outras pessoas que participam das atividades de formação do Opus Dei.

Nesses encontros falou sobre o Ano da Misericórdia. Sugeriu que peçam ajuda a São Josemaria para aprender a viver a misericórdia, porque este santo, como ele mesmo dizia, "não precisou aprender a perdoar porque o Senhor o ensinou a amar".

Também teve um encontro com um grupo de famílias que estão promovendo diversos colégios e outras pessoas que promovem cursos de orientação familiar para ajudar casais croatas.

Um grupo de sacerdotes que pertence à Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz e seus amigos também Puderam estar com o Prelado.

*****

Eslovênia (2-3 junho)

D. Javier Echevarría chegou a Liubliana na quinta-feira, dia 2 de junho. Voltou a esta cidade depois das suas visitas de 2004 e 2011. Num dia e meio teve várias reuniões com fiéis da Prelazia e cooperadores que residem em Liubliana, bem como com jovens que participam nas atividades de formação cristã. O Opus Dei realiza trabalho apostólico estável na Eslovênia desde 2003.

O Prelado animou-os a viver com coerência a fé e a sair ao encontro de muitas pessoas, como o Papa Francisco repete, para atender tanta gente que espera que se lhes fale de Deus: “O Senhor quer servir-se de vós para que muitas outras pessoas O conheçam. Não Lhe digais que não!”.

Na sexta-feira de manhã visitou o Arcebispo de Liubliana, D. Stanislav Zore, que agradeceu o trabalho que o Opus Dei realiza na Eslovênia e esteve também com o Núncio de Sua Santidade, D. Julius Janusz. Foi ainda rezar à Catedral de Liubliana e pôde atravessar a porta santa.

De tarde, participou em duas tertúlias com famílias. Os participantes formularam-lhe várias perguntas sobre a vida cristã. Falou em diversas ocasiões da vocação à santidade de todos os batizados, que para a maioria significa santidade no meio do mundo, no trabalho, na família e nas obrigações da vida corrente.

No sábado visitou o Polzela Conference Center, uma casa que data do século XV, antigo mosteiro de Dominicanos, que se está a reestruturar para nele se realizarem atividades de formação espiritual organizadas pela Prelazia do Opus Dei.

O Prelado viajará depois para a Croácia para prosseguir a sua viagem pastoral até ao dia 9 de junho.