Vi o filme noutro dia com os meus amigos e eles não entenderam bem quem era Aline (a moça ruiva, se era um anjo, Nossa Senhora, etc.). Obrigada pela atenção.

Roland Joffé diz que “no filme, num momento em que Josemaria parece perder a fé, em que Deus parece calar-se no meio do ódio, conhece uma moça na clínica do Doutor Suils. Ela diz: “Deus não fala contigo, pois não?”

Álvaro - Espanha

Roland Joffé, numa entrevista diz que “no filme, num momento em que Josemaria parece perder a fé, em que Deus parece calar-se no meio do ódio, conhece uma moça na clínica do Doutor Suils. Ela diz: “Deus não fala contigo, pois não?”

Não há dados históricos de que São Josemaria tenha conhecido uma jovem com estas características durante a sua estadia na Clínica. Na biografia de A. Vázquez de Prada, diz-se que, além dos doentes, havia um grupo de refugiados, a quem procurou ajudar com o seu ministério sacerdotal. Para mais informação sobre a sua atividade na clínica, pode ler o relato:San Josemaría en el Sanatorio del Dr. Suils (outubro 1936 - março 1937).

O filme poderia representar, através desta cena, um aspecto da fé de São Josemaria, no meio das grandes tribulações interiores por que passou nesses momentos: descobrir a Providência de Deus que lhe fala também através das circunstâncias.

Na entrevista publicada na revista Mundo Cristiano, Joffé afirma que “de certo modo, São Josemaria, que usava muitas metáforas, vê essa mulher (Aline) como representação de Nossa Senhora. Porque, se nos colocamos ao pé da Cruz, é bom que nos fixemos não só no óbvio, no Crucificado, mas também na Mãe, perguntarmo-nos o que sente, tentar sintonizar com os seus sentimentos, com o seu Filho, que criou, que ama, cravado numa cruz diante d’Ela.

Responde: www.josemariaescriva.info