Um quadro de S. Josemaria recorda a sua devoção a Nossa Senhora dos Desamparados

No passado dia 19 de Abril, o Arcebispo de Valência, D. Carlos Osoro, benzeu um quadro de S. Josemaria na Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados.

Notícias

O quadro foi colocado na Basílica e sagrado pelo Arcebispo

Um momento da bênção do quadro

No passado dia 19 de Abril, o Arcebispo de Valência, D. Carlos Osoro, benzeu um quadro de S. Josemaria na Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados. Acompanharam-no entre outros sacerdotes, o Vigário Regional do Opus Dei em Espanha, Mons. Ramón Herrando, o Reitor da Basílica, Juan Bautista Antón, e o Vigário da Delegação do Opus Dei em Valência, Pe. Jorge Nava.

Fotografia da Bênção: em primeiro plano o Pe. Jorge Molinero, pároco da paróquia de S. Josemaria em Valência que foi o mestre-de-cerimónias.

A pintura evoca a devoção de S. Josemaria a Nossa Senhora dos Desamparados que sempre visitava quando ia a Valência “Hoje, aqui na Basílica, é um dia especial pois S. Josemaria recorreu por diversas vezes a Nossa Senhora dos Desamparados” disse o Arcebispo no início da cerimónia “e tenho a certeza que o ouviu” acrescentou D. Carlos Osoro.

O pintor José Manuel Pozo, Mons. Ramón Herrando, D. Carlos Osoro e o Pe. Jorge Nava

No final da cerimónia Mons. Ramón Herrando agradeceu, em nome do Prelado do Opus Dei, ao Arcebispo, ao Reitor da Basílica e a outras pessoas, o seu interesse e empenho na instalação desta imagem num local tão querido pelos valencianos, e salientou a delicadeza de se ter feito coincidir este acto com o 75º aniversário da primeira visita de S. Josemaria a Valência, a 20 de Abril de 1936”. Mons. Herrando referiu que esta data pode ser considerada a do começo do trabalho do Opus Dei em Valência, a primeira cidade a que S. Josemaria decidiu estender o seu trabalho ao serviço da Igreja, depois da fundação da Obra em Madrid em 1928.

O quadro é do pintor José Manuel Pozo Serrano. Foi colocado nas escadas que conduzem ao nicho, junto a outras telas de santos e papas que recorreram à intercessão da Mare de Déu dels Desamparats (Mãe de Deus dos Desamparados). Representa S. Josemaria rezando ante a imagem de Nossa Senhora, com um terço na mão; na parte inferior há um texto sobre a sua primeira visita. Mede 193x116 cm.

Um momento da bênção do quadro. De izquierda a derecha: el secretario del arzobispo, don Álvaro Almenar; el arzobispo de Valencia monseñor don Carlos Osoro; el rector de la Basílica de la Virgen, don Juan Bautista Antón; y el vicario del Opus Dei en Valencia, don Jorge Nava