O selo dos cooperadores

Uma lampada acesa e uma cruz formam o selo da Associação de Cooperadores: o símbolo que reflete a sua missão no Opus Dei.

Cooperadores do Opus Dei
Opus Dei - O selo dos cooperadores

Os Cooperadores do Opus Dei constituem uma associação intimamente unida ao Opus Dei e, sem pertencerem ao Opus Dei, participam nos seus apostolados de maneiras muito diversas. De todos os países ajudam com a sua oração, com sacrifícios, com as suas ocupações profissionais e com o seu esforço econômico.

Espalhados por todo o mundo, constituem – como já foi dito – uma associação própria e inseparável do Opus Dei. Por isso foi conveniente que tivessem um símbolo, um selo que os unisse e no qual vissem refletida a sua missão: uma cruz, a cruz que a Obra veio meter nas entranhas do mundo, e uma lâmpada acesa – idêntica às que se encontram nas catacumbas – sinal de vigília, de estar sempre alerta para conseguir a extensão da Obra de Deus.

Por baixo do selo foi escrito: OPUS DEI, a Obra para aqueles que acendem as suas lâmpadas. E sob estas palavras lê-se em latim: Cooperatores; que em português se traduz por: Cooperadores ou Cooperadoras.

Assim, graficamente, fica bem clara a tarefa que o Senhor lhes confia, uma íntima união com a Obra, junto à Cruz, iluminando o trabalho apostólico com o seu fogo eficaz.