Novena a São Josemaria para aprender a perdoar

Esta novena a São Josemaria, que nos leva a meditar em textos escritos pelo fundador do Opus Dei, é para pedir a Deus que nos permita alcançar a graça de saber perdoar.

Rezar a são Josemaria
Opus Dei - Novena a São Josemaria para aprender a perdoar

Download da novena em PDF


Desde o primeiro momento de seu pontificado, o Papa Francisco vem insistindo em um tema – perdoar é necessário. Mas, igualmente, é preciso sentir que recebemos o perdão.

Se em nosso coração não há misericórdia – e a alegria do perdão – não estamos em comunhão com Deus. Por mais que sigamos todos os Seus preceitos, não é a obediência que nos leva à salvação, mas é o amor que nos salva. É o amor a Deus e ao nosso próximo que nos leva ao cumprimento de todos os Mandamentos.

E é este o amor de Deus, esta é a Sua alegria: perdoar. Ele nos espera, sempre... Talvez alguém tenha em seu coração algo grave, e escuda-se em “Fiz isso, fiz aquilo...”.

É Ele que espera por você! O Pai... Ele nos espera sempre!

Jesus nos chama a todos, chama a cada um de nós para seguir por este caminho: “Sejam misericordiosos como o seu Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36).

Agora, eu peço algo a vocês. Em silêncio, pensemos... Cada um pense em uma pessoa com quem não está bem, em alguém por quem nutrimos algum aborrecimento, alguém que não gostamos. Pensemos nessa pessoa e, em silêncio, oremos por ela, sejamos misericordiosos, exatamente, com essa pessoa.”

(Papa Francisco, Ângelus, 15 de setembro de 2013)