Lares onde se transmite a fé e o sentido cristão da vida

No sábado, 16 de setembro, celebrou-se em Torreciudad a 31ª Jornada Mariana da Família: seis mil pessoas se reuniram para passar um dia com Nossa Senhora.

O dia começou com a abertura do santuário e dos confessionários às 9 horas, quando os primeiros peregrinos de diversos cantos de Espanha começaram a aparecer aos poucos na esplanada, à medida que a manhã avançava. Os voluntários, com os coletes vermelhos que os distinguiam, informavam aos participantes sobre quaisquer dúvidas que pudessem ter e iam indicando os lugares que poderiam ocupar.

Ángel Lasheras acolheu os participantes do encontro – que este ano foram seis mil, segundo os voluntários – com uma breve oração na qual os encorajou “a ter, durante esse dia, uma experiência particular do amor de Maria por cada um”. As famílias, as crianças que receberam a Primeira Comunhão nesse ano e as paróquias presentes apresentaram as suas oferendas à Virgem, e depois rezaram o Ângelus.

Às 12:30 h, o bispo de Barbastro-Monzón, Mons. Ángel Pérez Pueyo, celebrou a Eucaristia, o ato central deste dia. Na sua homilia falou sobre a família como “o valor mais seguro” em um mundo em que há cada vez mais divórcios e menos casamentos. Destacou também que “somos chamados a uma revolução silenciosa, a ser ternura de Deus para o mundo, que necessita de Deus mais do que nunca. Necessita de uma Igreja viva, missionária, corresponsável e de mártires”.

No final da Missa foi lida a carta que o Papa Francisco escreveu a todas as famílias participantes desta jornada mariana. Nela, o Santo Padre pediu para “fazer dos lares espaços nos quais se transmitam a fé e o sentido cristão da vida”. Dirigindo-se aos esposos, o Papa Francisco encorajou-os a viver a sua vocação “tendo a Sagrada Família como ponto de referência e firme inspiração”.

Pouco antes do intervalo para o almoço, os casais com filhos recém-nascidos fizeram o tradicional oferecimento à Virgem de Torreciudad, dentro do santuário. À tarde, antes do final da Jornada, todos rezaram o terço nas arcadas da esplanada e Ángel Lasheras deu a bênção com o Santíssimo Sacramento a todas as famílias presentes, antes de cada uma voltar para a sua cidade.

Torreciudad, lugar de encontro e desenvolvimento religioso para Aragão

Este dia contou também com a presença de várias autoridades, como o Diretor Geral de Turismo e Hotelaria de Aragão, Jorge Moncada, que sublinhou que o turismo religioso vai ser um dos pilares desta legislatura para o Governo de Aragão, porque é turismo de qualidade e como tal deve ser considerado. “O evento de hoje reflete muito bem essa dinamização do território que vale a pena apoiar”.

José Lorenzo Rabal, prefeito de Secastilla, município que acolhe o santuário e que ofereceu, em nome dos vizinhos, azeite produzido na localidade, disse que teve uma impressão “muito positiva, um excelente dia com muita gente e com um impacto econômico muito bom”.

Por sua vez, a prefeita de El Grado, Mari Carmen Obis, cujo município ofereceu à Virgem uma cesta de frutas, destacou que para ela foi “uma jornada muito emocionante. É a primeira vez que participo e foi uma experiência muito linda. Além disso, o santuário tem uma repercussão tanto religiosa como turística muito importante para o município”.