Inaugurada a Escola Estadual Mons. Josemaría Escrivá, em Londrina

A governadora em exercício do estado do Paraná, Emília Belinati, inaugurou em Londrina no dia 1º de agosto uma escola estadual que tem como patrono o Bem-aventurado Josemaría Escrivá. Diversas autoridades estiveram presentes à cerimônia.

Fachada da escola

“Neste momento solene, no qual temos o orgulho de poder participar, quero agradecer a presença de todas as autoridades aqui presentes, aos pais, professores e dizer-lhes que — do mesmo modo que se vê na vida de Mons. Escrivá — todos os que estamos aqui somos instrumentos, somos semeadores de uma semente, e a semente já começa a brotar, porque se observa nestas crianças uma grande vontade de aprender e de se formarem como pessoas, com toda a sua dignidade.” Com estas palavras a governadora em exercício do estado do Paraná inaugurou a Escola Estadual Mons. Josemaría Escrivá, em Londrina.

A iniciativa desta homenagem partiu de pais, educadores e de algumas autoridades da cidade de Londrina, que viram na inauguração desta escola uma oportunidade de dar a conhecer a muitas famílias os escritos e ensinamentos do Bem-aventurado Josemaría Escrivá no âmbito do ensino, da formação da personalidade e da educação, por ocasião do Centenário do seu nascimento.

O prefeito de Londrina, Nedson Michelletti, após discorrer sobre a importância deste momento, acrescentou:

“Tive a oportunidade de estudar (...) de conhecer os escritos do Mons. Escrivá, admirar sua vida (...), e com certeza os educadores, os funcionários e os alunos que aqui estudarão terão também oportunidade de conhecer mais a vida de Mons. Escrivá e irão com certeza admirá-lo. Penso inclusive que já podemos falar “São Josemaría Escrivá”, porque teremos a sua Canonização agora no dia 6 de outubro em Roma.

Mons. Escrivá — afirmou Michelletti — sempre dizia e escrevia que formar a juventude é formar o caráter, é formar o cidadão, é formar a pessoa, mas é formar também para a vida, e é principalmente formar para a fé. Isso é uma base de vida fundamental que nós precisamos e eu creio que os educadores aqui presentes, todos têm essa mesma preocupação (...), precisamos contribuir com uma formação integral para a vida, para que a juventude se forme integralmente para a vida, para a fé, para a cidadania, para o caráter, e também para o conhecimento, para o seu trabalho no dia a dia.”

Uma aluna entrega uma camiseta da escola à governadora em exercício. À direita, Mons. Vicente Ancona López.

A inauguração da Escola Estadual Mons. Josemaría Escrivá, presidida pela governadora em exercício, contou também com a presença de outras personalidades, às quais os alunos ofereceram amavelmente camisetas com o distintivo da Escola.

O Vigário Regional do Opus Dei no Brasil, Mons. Vicente Ancona López também esteve presente ao evento e recordou que era um traço marcante em Mons. Escrivá “o empenho em educar em formar em ensinar, em dirigir à formação da juventude os melhores esforços. Ele dizia que a ignorância é o pior inimigo da humanidade, a ignorância nos impede de ser livres. Esta afirmação não era simplesmente retórica. Desde que era um jovem sacerdote, o Bem-aventurado Josemaría prodigalizou-se, generosa e infatigavelmente, à formação integral e ao atendimento espiritual de crianças e de jovens. Foram incontáveis as suas horas empenhadas, alegre e abnegadamente, nessa tarefa, que abrangeu desde as crianças e adolescentes dos bairros periféricos mais abandonados de Madri até incontáveis estudantes universitários dos cinco continentes.”

Faço votos — concluiu Mons. Vicente — e assim o peço a Deus, que esse cunho de amor e perfeição no trabalho, nas relações humanas, na tarefa educativa, assinale sempre o "estilo" da Escola; e, para tanto, imploro a bênção do Bem-aventurado Josemaría sobre todos os que a tornaram possível, e, particularmente sobre os professores, os funcionários, os alunos e as famílias de todos os alunos.”

O prefeito de Londrina concluiu a cerimônia de inauguração: “Peço que São Josemaría Escrivá esteja diante de Deus intercedendo pela nossa cidade, mas especialmente intercedendo pelos educadores, pelos funcionários, e por toda esta juventude que passará pelas salas de aula desta escola.”

A escola possui cerca de 400 alunos, de idade entre 7 e 14 anos, e está localizada num terreno de 9.100 m² num bairro constituído por famílias de operários e de profissionais do setor de serviço da cidade.