Viagem pastoral do prelado do Opus Dei à Irlanda

De 18 a 21 de abril Mons. Fernando Ocáriz realizou a sua primeira viagem pastoral fora da Itália como prelado do Opus Dei.

Prelado

Terça-feira, 18 de abril

Na terça-feira, dia 18 de abril, no início da tarde, Mons. Fernando Ocáriz chegou a Dublin num voo procedente de Roma. Foi recebido no aeroporto por vários fiéis da prelazia, entre outros, por Father Justin Gillespie, vigário regional do Opus Dei na Irlanda.

Poucas horas depois da sua chegada, o prelado foi a Rosemont School, onde deu uma aula a algumas pessoas da prelazia. Depois da aula, cumprimentou a equipe diretiva dessa instituição. Posteriormente, teve uma tertúlia com mulheres do Opus Dei. «É evidente, disse-lhes, que o Opus Dei esteve sempre nas nossas mãos e, de alguma maneira, com a ida para o Céu de Dom Javier [Dom Javier Echevarría, o prelado anterior], podemos senti-lo mais nas nossas mãos e, ao mesmo tempo, estar mais agradecidos ao Senhor pela confiança que tem em nós apesar de sermos pouca coisa».

O prelado acrescentou: «Todos juntos e em todos os lugares fazemos o Opus Dei. Isto tem que nos dar muita alegria porque sabemos que o que fazemos aqui e agora ajuda as nossas irmãs e irmãos também na Austrália, China, Estados Unidos, Espanha, França e em todos os lugares».

Durante o seu primeiro dia em Dublin, Mons. Fernando Ocáriz teve também vários encontros na sede da comissão regional da prelazia na Irlanda.

Quarta-feira, 19 de abril

Durante o seu segundo dia na Irlanda, Mons. Fernando Ocáriz teve várias reuniões com fiéis, cooperadores e amigos do Opus Dei em vários centros da Prelazia em Dublin.

Às 19:30 houve um encontro familiar com centenas de pessoas na quadra esportiva de Rosemont School. Respondendo a perguntas que lhe fizeram, falou sobre a centralidade de Deus na vida de todos, sobre o relacionamento pessoal com Jesus Cristo, a atenção da família e o trabalho da casa e outros temas relacionados com a vida cristã.

Animou os participantes a ter presença de Deus ao realizar qualquer tarefa, mesmo quando são obrigações que aparentemente poderiam ser um obstáculo para conversar com Ele: «Podemos dizer ao Senhor: "Vamos fazer juntos esta tarefa urgente"». E acrescentou: «Isto é mais do que considerar Deus como uma prioridade, é colocá-lo no centro, dar centralidade a Ele em nossas vidas.»

O prelado convidou a considerar o amor de Jesus Cristo por cada pessoa: «Nossa fé nos diz que você, eu, cada um de nós é alguém que Jesus ama imensamente, infinitamente. Nós somos objeto de um amor infinito, de um amor onipotente».

Quinta-feira, 20 de abril

No terceiro dia da sua viagem pastoral à Irlanda, D. Fernando Ocáriz pregou uma meditação e celebrou a Missa em Cleraun Study Centre, uma residência universitária em Dublin. Depois teve uma tertúlia — um tempo de conversa familiar — em Rosemont School, onde mulheres de várias cidades da Irlanda explicaram alguns dos projetos que estão desenvolvendo, como a escola de educação infantil Hill House, em Naas; o Rathmore Youth Club [Clube Juvenil Rathmore], em Clontarf; e o Momentum Leadership in Action Programme [Programa de Liderança em Ação Momentum]. No mesmo local recebeu várias famílias que o queriam cumprimentar.

Depois, o prelado deslocou-se a Lismullin Conference Centre, uma casa de convívios, no Condado de Meath, em que se organizam atividades de formação humana e cristã. Aí almoçou com dois bispos e outros convidados. A seguir reuniu-se com um bom grupo de pessoas que não tiveram oportunidade de estar na tertúlia geral, no dia 19 de abril, em Dublin. Mons. Ocáriz também visitou a Lismullin School of Culinary and Home Arts [Escola de Cozinha e Artes do Lar Lismullin] e viu as novas salas destinadas às aulas práticas.

De regresso a Cleraun Study Centre, deu uma sessão sobre as ideias centrais da sua carta pastoral do passado dia 14 de fevereiro. Depois do jantar, cumprimentou muitas famílias de diversas cidades do país e teve uma tertúlia com estudantes universitárias.

Sexta-feira, 21 de abril

No último dia da sua visita à Irlanda, D. Fernando Ocáriz pregou uma meditação e celebrou a Missa na Glenard University Residence [Residência Universitária Glenard], em Dublin. Durante a manhã, o prelado reuniu-se com os membros da Comissão Regional da Irlanda e, um pouco mais tarde, com as mulheres que fazem parte da Assessoria Regional.

Esteve ainda na igreja paroquial de Our Lady Queen of Peace [Nossa Senhora Rainha da Paz] que o Arcebispo de Dublin confiou, há vários anos, a sacerdotes da prelazia do Opus Dei.

Ao chegar a Roma, o prelado enviou uma carta por fax para agradecer, a todas as suas filhas e filhos que vivem na Irlanda, o acolhimento afetuoso que lhe prestaram e para pedir orações pelas suas intenções.

Mais informação sobre o Opus Dei na Irlanda em: www.opusdei.ie (em inglês).