“Eu precisava perdoar com urgência”

São Josemaria ensinou que, diante de uma ofensa, a resposta deveria ser: perdoar sempre, desde o primeiro instante e rezar pelas pessoas que tivessem feito uma ofensa. A mensagem de Cristo sobre o perdão foi revolucionária na época e continua a ser, como podemos comprovar no seguinte favor.

«Necesitaba urgentemente perdonar». Novena a san Josemaría para aprender a perdonar

Há dois anos, passei por uma situação bem difícil. Fiquei sem trabalho e sofri uma grande desilusão que encheu meu coração de muito rancor. A solução para essas duas questões veio graças à intercessão de São Josemaria.

Quanto ao problema do trabalho, eu enfrentava um momento difícil para conseguir emprego já que o meu visto de residência ainda não havia sido aprovado e em todos os lugares exigiam que eu tivesse a documentação em ordem. Um dia, ao sair da Missa, encontrei sobre uma mesinha um livrinho sobre a Novena do trabalho a São Josemaria. Peguei-o e percebi que tinha sido colocado em meu caminho. Fiz a novena e em pouco tempo consegui um bom emprego fixo, onde além de ter sido aceita, facilitaram-me a resolução do problema do visto e onde pude crescer profissionalmente e fazer boas amizades. Estou enormemente agradecida por essa benção recebida.

Quanto à desilusão que eu tivera, precisava perdoar com urgência. Tinha ouvido dizer que esse processo é difícil e pode levar muitos anos; porém, procurando ajuda obtive a Novena do perdão a São Josemaria. Fiz a novena pedindo não apenas que o meu coração abrandasse, mas também pedindo pela conversão da pessoa que me ofendera. Rezando, decidi entregar todas as minhas petições ao Espírito Santo segundo a vontade do Pai.

Capa do livro eletrônico “Novena a São Josemaria para aprender a perdoar”
Capa do livro eletrônico “Novena a São Josemaria para aprender a perdoar”

Com o tempo, quase sem perceber, meu rancor foi se dissipando a tal ponto que, em menos de um ano, meu coração estava completamente livre da dor. A pessoa que tinha me ofendido inicialmente não tinha ideia da dor que me causara, mas passado um tempo (eu já havia perdoado), procurou-me para pedir perdão. Chorei ao recordar que eu tinha deixado nas mãos de Deus todas essas petições e ao ver que Ele atendera meus pedidos.

Vivi milhares de coisas, o perdão, porém, creio que foi a experiência mais formosa que vivi. E isto só foi possível graças ao Grande Poder de Deus pela intercessão de São Josemaria. Infinitamente agradecida!

M.S. - Chile