Enterro de Dom Javier na Igreja Prelatícia

Dom Javier Echevarría descansa agora na cripta de Santa Maria da Paz, igreja prelatícia do Opus Dei, junto do Bem-Aventurado Álvaro del Portillo e de Dora del Hoyo. A Missa solene pela sua alma será no dia 15 de Dezembro às 19h00 e será transmitida pela Internet,

O féretro com o corpo de Dom Javier Echevarría foi fechado às 15h45. O prelado estava revestido com os paramentos sacerdotais roxos e conservava o anel episcopal e a cruz peitoral. Durante dois dias, milhares de fiéis rezaram diante dos seus restos mortais, que foram colocados no corredor central da igreja prelatícia, na frente da urna que contém os restos mortais de são Josemaria, fundador do Opus Dei.

O ataúde foi fechado com a presença de alguns membros do Conselho Geral e da Assessoria Central, os órgãos centrais que ajudam o prelado no governo da prelazia. Na parte superior do féretro, além de um crucifixo prateado, havia uma placa com o nome do prelado e as datas 1932 - 2016.

“Que vos ameis!”

Às cinco da tarde, foi celebrada a Missa de exéquias prévia ao sepultamento. Na ausência do prelado, a cátedra da igreja permaneceu vazia. Em sua homilia, Mons. Fernando Ocáriz disse que "pela fé, dom Javier Echevarría se sentia filho de Deus e isso ajudava-o a superar as dificuldades e sofrimentos, também físicos; vivia a caridade e encorajava a viver sempre a fraternidade. 'Que vos ameis", dizia-nos sempre. E, como nós, tinha esperança na promessa do Céu. Quando se tem fé, esperança e caridade as maiores tristezas acabam sendo leves, porque é Jesus que as leva".

"Temos que agradecer-lhe, acrescentou Mons. Ocáriz, pela sua vida de serviço, primeiro ao lado de são Josemaria e do bem-aventurado Álvaro e, depois, nos 22 anos em que esteve à frente do Opus Dei. Ele seguia o exemplo do Senhor, que não veio para ser servido, mas para servir".

Depois, oito sacerdotes levaram o o ataúde em procissão até a cripta da igreja prelatícia, onde foi enterrado. A sepultura de dom Javier está localizada entre o túmulo do bem-aventurado Álvaro del Portillo e o altar da cripta. Mons. Ocáriz rezou um responso e, finalmente, o ataúde foi colocado no túmulo e coberto com uma laje.

Depois do enterro, a igreja prelatícia voltou à sua atividade normal. Os fiéis que desejarem podem apresentar-se para rezar de 8h30 a 14h00 e de 17h00 a 20h30. Quinta-feira, 15 de dezembro às 19h00 será celebrada uma Missa de sufrágio pelo repouso eterno de Dom Javier Echevarría, na Basílica de Santo Eugênio (Roma), que será transmitida pela Internet no link www.opusdei.org/live.