Divulgar boa doutrina

Nkem, uma jovem mãe, supernumerária do Opus Dei, conta a sua aventura de dar aulas de catecismo em Lagos com outras mães de crianças pequenas.

Primeira Comunhão de algumas meninas do Clube de Catecismo

Aqui em Lagos, Nonye, supernumerária do Opus Dei, fundou um grupo de catequese no seu bairro e pediu ajuda a Sinmi e a mim. E como acontece com a maioria dos grupos de catequese, as crianças aprendem a história e os valores da fé católica. Sinmi e eu aprendemos muito através do voluntariado e, após a mudança de Nonye para uma nova zona, reunimos outras supernumerárias, que também são mães e com elas formamos um Clube de Catequese para Crianças. Tive o privilégio de ser uma das ‘Super Mães’.

Estamos trabalhando para que o clube seja um lugar de amizade, diversão, aprendizagem e crescimento espiritual.

Para as crianças, as repetições de orações básicas como a Oração ao Anjo da Guarda e o Pai Nosso são valiosos momentos de aprendizagem. E porque são muito ‘crianças’ (as idades variam entre os 5 e os 10 anos), há um curto período de brincadeiras depois de cada aula. Em alguns dias, as crianças podem ficar super entusiasmadas para participar das diversas atividades, em outros dias é uma tarefa árdua, só iluminada pela graça e força de Deus.

É verdade que os nigerianos rapidamente ficam conhecendo as coisas boas, por isso, quando a notícia do clube se espalhou pela vizinhança, muitas mães trouxeram os seus filhos. Agora, o clube tornou-se uma comunidade – as mães estão mais envolvidas no planeamento de festas e confraternizações de final de ano.

Na corrida para fazer mais e melhor a obra de Deus, e Ele merece o melhor, o clube é um work in progress. Foi introduzido um currículo de clube, facilitando o trabalho voluntário das mães, dado o horário estipulado. Com o crescimento vieram novos desafios; o clube excedeu o seu local original e teve que encontrar uma nova casa numa escola próxima que já foi a primária de Lagoon School. Essa conexão inesperada provou ser uma bênção. As atividades do clube prosperaram no novo local e as salas de aula ficaram mais animadas aos sábados. Os pais deixavam os filhos, gratos pela oportunidade de assumir outras responsabilidades, sabendo que os filhos estavam envolvidos em atividades valiosas.

Naquela época, em março de 2020, o mundo enfrentava uma pandemia global e aqui na Nigéria o clube teve que se adaptar às aulas virtuais. Tal como acontece com as histórias de laços familiares renovados durante o confinamento, a COVID promoveu uma ligação mais profunda entre as mães e a participação dos filhos no clube; apesar da barreira de distância, pais de diferentes partes da Nigéria e até de Adis Abeba e do Quênia aderiram à plataforma digital.

As crianças também abraçaram esta nova forma de aprender e descobriram formas criativas de tornar a sua caminhada de fé agradável. À medida que o confinamento foi diminuindo, o clube enfrentou o desafio de encontrar um local físico adequado.

Consideramos uma oportunidade de nos tornarmos um Clube de Catecismo Virtual. A participação das mães aumentou, com aulas especiais dos sacerdotes, jogos envolventes e vídeos inspiradores. As crianças até alinharam numa peregrinação virtual durante os meses marianos!

Comemorando o seu 5º aniversário, o clube registou um enorme crescimento em 2022. Triplicou de tamanho, ganhou mais voluntários e teve o seu primeiro candidato inter-regional. A alegria de testemunhar trinta e cinco (35) candidatos, meninas e meninos, receberem a sua Primeira Comunhão foi enorme.

Através desta caminhada e do clube, aprendi muito sobre confiança, amizade e a beleza das famílias que se reúnem para aprender sobre a fé, cheias do amor de Deus que nos urge.

Nkem Emezie-Ejinima