Começou o Advento, um itinerário de esperança

Palavras de João Paulo II sobre o Advento, tempo que a Igreja dedica à preparação para o Natal, pronunciadas na Praça de São Pedro no último dia 30 de novembro.

Antes de rezar o Angelus no último domingo com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa destacou que começou o Advento, “um itinerário de renovação espiritual de preparação para o Natal. Ressoam na liturgia as vozes dos profetas, que anunciam o Messias convidando à conversão do coração e à oração”.

“Vem Cristo, o Príncipe da Paz!”, exclamou o Santo Padre. “Preparar-nos para o seu nascimento significa despertar em nós e no mundo inteiro a esperança da paz. Sobretudo, a paz nos corações, que se constrói abandonando as armas do rancor, da vingança e de toda forma de egoísmo”.

João Paulo II insistiu em que “o mundo tem grande necessidade dessa paz. Penso de modo especial com profunda dor nos últimos episódios de violência no Oriente Médio e no continente africano, assim como naqueles que a crônica cotidiana registra em tantas outras partes da terra. Renovo o meu chamado aos responsáveis pelas grandes religiões: unamos as forças para pregar a não-violência, o perdão e a reconciliação!”.

“Neste itinerário de espera e de esperança que é o Advento — acrescentou — a comunidade eclesial se identifica mais do que nunca com a Santíssima Virgem. Que Ela, a Virgem da esperança, nos ajude para que abramos os corações Àquele que traz, com a sua vinda entre nós, o dom inestimável da paz para toda a humanidade”.

Vatican Information Service