Colômbia: mais de 20 anos trabalhando nos bairros de Cali

A Fundação Los Valles desenvolve programas de formação dirigidos a mulheres dos bairros carentes de Cali, com o objetivo de prepará-las para o mercado de trabalho. Mais de 1.000 mulheres de Nueva Floresta, um bairro de 75.000 habitantes, beneficiam-se deste trabalho social.

Maria Epifania no ateliê de bijouterias

Santiago de Cali é uma cidade situada no vale do rio Cauca, entre as cordilheiras Central e Ocidental dos Andes colombianos, no sudoeste do país. É uma terra próspera e fértil, com um clima tropical agradável. O principal motor da economia do país é a indústria de cana de açúcar, atividade que atrai pessoas de outras regiões do país em busca de melhores oportunidades de trabalho. Como resultado desse fenômeno, alguns terrenos foram invadidos por barracos, originando assim um panorama urbano caracterizado pela miséria e pela indigência, que pessoas com recursos em Cali não quiseram ignorar.

Uma das muitas iniciativas que nasceram com o objetivo de sanar essa situação de pobreza e abandono é a Fundação Los Valles, que deu seus primeiros passos em 1980, quando Victoria de Rodríguez e um grupo de universitárias abriram um posto médico onde ofereciam a senhoras idosas vários serviços de saúde e a possibilidade de adquirir produtos de todo tipo a preços acessíveis em um armazém. As jovens voluntárias participavam nas atividades do Centro Cultural Cerronaya.

Depois de algum tempo, deram-se conta da necessidade de ampliar os serviços do posto de saúde, oferecendo-os também a outras pessoas, em particular, a mães de família e mulheres solteiras. Decidiram também iniciar programas de formação profissional, para que muitas mulheres pudessem melhorar seu nível de vida.

A sede, em Aguablanca

Para a Fundação Los Valles, o dia 12 de outubro de 1994 é uma data significativa. Nesse dia, receberam a aprovação jurídica, trâmite necessário para o trabalho que a fundação desejava realizar. Naquele momento, iniciou-se o trabalho no distrito de Aguablanca, onde atualmente está a sede de Los Valles.

Os dirigentes da fundação, baseando-se num estudo sócio-econômico da região, estabeleceram as prioridades segundo as necessidades reais da população e a opinião dos moradores. Com esses dados, Los Valles decidiu oferecer alguns programas de ensino em áreas como moda e confecção, artesanato, cozinha e pastelaria. Desde o início, os promotores dessa iniciativa social quiseram compaginar a necessária capacitação técnica com aulas de orientação familiar e cursos de formação cristã.

Como sublinha Ziola Rosa, mãe de três filhas, que quer montar um ateliê de cortinas, de tudo o que aprendeu em Los Valles, o que mais aprecia é o que lhe ensinaram sobre a importância de educar bem os filhos, entendendo e respeitando as características e exigências próprias de cada idade. “Os pais podem e devem prestar aos filhos uma ajuda preciosa, abrindo-lhes novos horizontes, comunicando-lhes sua experiência, fazendo-os refletir, para que não se deixem arrastar por estados emocionais passageiros, oferecendo-lhes uma apreciação realista das coisas” (Questões Atuais do Cristianismo, n. 104). Estas palavras de São Josemaría foram uma descoberta e uma luz para muitas mães que passaram por Los Valles.

Outra iniciativa que a fundação promove é a criação de cooperativas de trabalho associado, empresas solidárias cujos donos são os próprios trabalhadores. Outro programa dirigido a melhorar os rendimentos econômicos das famílias é o “Oficinas manuais”.

María Jesús, 65 anos, quis aprender a ler e a escrever

Em cada uma, participam 12 alunas que se formam em três semestres na manufatura de bordados e confecções. “Para aprender a trabalhar com um espírito mais responsável – explica Maria Epifania, uma das alunas –, a oficina tem sua própria comissão diretora e cada aluna contribui com cinco mil pesos para comprar os materiais de que precisamos”. Além de participar na oficina, Maria Epifania dá aulas de bijuteria e decoração de paredes na Universidade e ensina costura num outro estabelecimento. Outras alunas conseguiram exportar seus trabalhos para países como México e Estados Unidos. Alba Rocio, professora de tapeçaria, conta que no final de cada semestre já é uma tradição as alunas exporem seus produtos e trabalhos aos habitantes do bairro, num ato simples e descontraído em que participam também as voluntárias de Los Valles, para que todos compartilhem esse momento de alegria.

“Aprender, que é fecundo”

Os trabalhos da fundação são conduzidos por uma equipe de orientadoras familiares e voluntárias, num número aproximado de 20 pessoas, que se encarregam das aulas e de outros trabalhos necessários para o correto funcionamento da sede. Entre outros compromissos, as voluntárias têm uma reunião mensal onde estabelecem um calendário de trabalho, tendo em conta os objetivos e as prioridades formativas. “Nessas reuniões – afirma Fanny de Duque, diretora de formação da fundação – avaliamos o rendimento acadêmico das alunas e os resultados obtidos como, por exemplo, o fato das alunas terem instalado em suas casas oficinas de trabalho”.

Zoila Rosa tem 3 filhas e sonha em montar um ateliê de cortinas no bairro

Ser voluntária de Los Valles supõe esforço e, muitas vezes, uma boa dose de sacrifício, pois requer uma dedicação de tempo e energia que não se compagina facilmente com as obrigações profissionais que cada uma tem. Oliva, por exemplo, é professora de um colégio de Terrón Colorado, um bairro na periferia de Cali. Há quatro anos dá aulas de alfabetização em Los Valles e avalia esta experiência como “um voluntariado que significou um crescimento espiritual para mim”. Está orgulhosa de suas alunas. “Melhoraram muito – diz – na compreensão e interpretação de textos, e também aprenderam a redigir cartas. Para mim, é um motivo de enorme alegria contemplar o seu afã de aprender”. Um gozo seguramente compartilhado do Céu por São Josemaría, que escreveu em ‘Caminho’ (n. 239): “Um olhar sobre o passado. - E... lamentar-te? Não, que é estéril. - Aprender, que é fecundo”.

Se deseja receber mais informações ou colaborar economicamente com a Fundação Los Valles, entre em contato:

Fundação Los Valles

Endereço: Carrera 24 B N. 49-69. Santiago de Cali (Colômbia)

E-mail: cerronaya@telesat.com.co

Rosita Puccini