Colômbia: ajuda a mulheres de poucos recursos

Milhares de colombianas esperam que a vida lhes dê uma oportunidade para demonstrarem o seu valor. Há 40 anos, uma escola de Secretariado, em Soacha, um bairro de Bogotá, ensina uma profissão a milhares de mulheres e, com isto, mais de 300 mil pessoas já foram beneficiadas.

Formar uma mulher e capacitá-la para o trabalho é, de certo modo, ajudar toda uma família.

Há 40 anos, a escola de Secretariado Social de Soacha (Bogotá, Colômbia) vem oferecendo formação profissional a milhares de mulheres desse bairro da Capital. Em Soacha, uma zona de extrema pobreza, vive uma população de meio milhão de pessoas.

As mulheres que vêm trabalhando nesse centro de Secretariado Social, desde 1967, encontraram inspiração nos ensinamentos de São Josemaria, que confiava na capacidade de trabalho de toda pessoa e que pregava que “ a ignorância é o maior inimigo do homem”.

Saber exercer uma profissão é, para as mulheres que se formam em Soacha, uma oportunidade para realizar os seus sonhos.

Mais do que isso, formar uma mulher e capacitá-la para o trabalho é, na realidade, ajudar também toda uma família. Porque a mulher, como futura esposa e mãe, é chamada, junto com o pai, a cumprir um papel fundamental na tarefa da educação, formação e sustento – com seu trabalho – dos filhos.

Vista parcial da região.

As mulheres que dirigem Soacha – algumas delas são do Opus Dei – organizaram 2.100 cursos de capacitação e assessoria. Nestes anos de história, calcula-se que as alunas que neles se formaram já puderam colocar seus conhecimentos a serviço de mais de 300.000 adultos, jovens e crianças, melhorando assim sensivelmente o ambiente social.

Oferece-se também às jovens do setor a oportunidade de cursar o primário e o segundo grau técnico nas áreas de bordado, culinária, costura e desenvolvimento tecnológico. Até agora, 10.000 colegiais passaram por essas aulas.

Em todos esses anos de funcionamento já foram formadas mais de dez mil estudantes.

Tudo isto tem sido possível graças ao auxílio generoso de muitas pessoas, que têm financiado 45% do valor da matrícula das alunas.

Durante a celebração do aniversário do Secretariado Social, o Presidente da Colômbia definiu Soacha como “ um projeto de vida e de educação que tem fortalecido e dado esperança às vidas de milhares e milhares de mulheres cheias de sonhos e à espera de uma oportunidade para realizá-los ” .