Centro de Belo Horizonte organiza trabalho social

O Projeto FATOS — iniciativa das participantes do Centro Cultural Farol, de Belo Horizonte —, que atende a população carente do interior de Minas Gerais, no período de férias escolares, realizou um trabalho de promoção social na última quinzena de julho.

Na cidade de Rio Acima - MG, foi realizado um trabalho de promoção social denominado Projeto FATOS (Formação, Artesanato, Teatro, Odontologia e Saúde), pelo Centro Cultural Farol, Centro da Prelazia do Opus Dei em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 21 de julho desse ano.

Inspirado nos ensinamentos de São Josemaria Escrivá — Fundador do Opus Dei —, o Projeto FATOS tem como objetivo atender a população carente do interior de Minas Gerais, no período de férias escolares.

Como escreveu num de seus livros: “Servir e dar formação às crianças; atender com carinho os doentes. Para nos fazermos entender das almas simples, temos que humilhar a inteligência; para compreendermos os pobres doentes, temos que humilhar o coração.

E assim, pondo de joelhos o entendimento e a carne, será fácil chegarmos a Jesus, pelo caminho seguro da miséria humana, da miséria própria, que nos leva a aniquilar-nos, para deixar que Deus construa sobre o nosso nada”. (Forja, 600)

A população da cidade de Rio Acima participou de atividades de teatro, artesanato, atendimento odontológico, orientações e cuidados com a saúde, coordenadas por estudantes universitárias, do ensino médio, e jovens profissionais, com idade entre 15 e 30 anos. Também houve, de acordo com o interesse de cada um, palestras de formação humana e doutrina católica.

Dois bazares beneficiaram as famílias da região com roupas, sapatos, acessórios, brinquedos e cobertores, doados por pessoas que conhecem o Centro Cultural Farol e participam das suas atividades. Empresários de Belo Horizonte e colaboradores do Projeto conseguiram doações de mantimentos para o lanche das crianças e a alimentação das voluntárias.

Durante o ano letivo, as atividades do Projeto FATOS realizam-se aos sábados de manhã, com o atendimento à população de um bairro carente de Belo Horizonte. Também são organizadas visitas a hospitais da rede pública, a fim de levar conforto e atenção aos doentes, seguindo o exemplo e a iniciativa de São Josemaria que percorria os hospitais de Madri, nos anos 30 e 40.

Um ponto de Caminho reflete a sua experiência naqueles anos: “Criança. - Doente. - Ao escrever estas palavras, não sentis a tentação de as pôr com maiúsculas? É que, .para uma alma enamorada, as crianças e os doentes são Ele.” (Caminho, 419)

Voluntárias que desejam participar de projetos semelhantes podem entrar em contato pelo telefone: (031) 3227-8112.