Audiência com o Papa Francisco: “Neste mundo ferido, levem a muitos a caridade de Cristo”

O Papa Francisco recebeu em audiência o prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz. Ele foi acompanhado pelo vigário auxiliar, Mons. Mariano Fazio.

Durante a reunião, que durou cerca de 30 minutos, o Prelado informou ao Santo Padre sobre os trabalhos preparatórios para o próximo congresso geral extraordinário, que abordará a adaptação dos Estatutos do Opus Dei, de acordo com as disposições do motu proprio “Ad charisma tuendum”. Como recordado neste documento, o objetivo é aprofundar o carisma do Opus Dei e promover a ação evangelizadora que os seus membros realizam no mundo.

O Santo Padre expressou sua alegria pela forma como este processo está sendo realizado e enviou sua bênção aos homens e mulheres da Obra e a todos os que participam dos seus apostolados. Ele estendeu sua bênção aos trabalhos do Congresso Geral Extraordinário no primeiro semestre de 2023.

Na audiência solicitada por Mons. Ocáriz, o Prelado também informou o Santo Padre sobre várias iniciativas dos fiéis da Prelazia, como, por exemplo, o encontro internacional com os responsáveis por 70 iniciativas de solidariedade inspiradas na mensagem de São Josemaria, no contexto do próximo centenário do Opus Dei. O Papa os encorajou a continuar os seus esforços para levar a caridade de Cristo a muitos, especialmente aos que mais sofrem, porque este mundo ferido está passando por um período de violência e dor que não pode deixar ninguém indiferente.

A última audiência com o Santo Padre teve lugar em 29 de novembro de 2021. A de hoje coincidiu com o 40º aniversário do Opus Dei como prelazia pessoal.