As 10 frases futebolísticas do Papa

O Papa Francisco é um apaixonado pelo futebol e levou o seu amor à camisa até ao Vaticano. Desde pequeno jogava com os seus amigos num terreno situado junto à Igreja da Medalha Milagrosa, no seu bairro natal de Flores. E foi o pai, Mario Bergoglio, quem o iniciou nesse caminho e o contagiou com a paixão pela sua equipa favorita, San Lorenzo de Almagro, um clube fundado por um sacerdote em 1908 para resgatar as crianças que viviam nas ruas.

O “Papa do fim do mundo" não hesita em usar metáforas do mundo do desporto nas suas audiências para chegar ao coração de homens e mulheres. Recolhemos aqui 10 frases futebolísticas pronunciadas por Francisco.

1.“Se num estádio numa noite escura, uma pessoa acende uma luz, mal se vê; mas se os mais de setenta mil espectadores acenderem, cada um, uma luz, o estádio fica iluminado. Façamos com que a nossa vida seja uma luz de Cristo." (Audiência Geral na Praça São Pedro, 12 de junho de 2013)

2.“O que faz um jogador quando é chamado para fazer parte de uma equipe? Tem que treinar e treinar muito. É também assim a nossa vida de discípulos do Senhor." (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

3.“Quando «se sua a camisa», procurando viver como cristãos, experimentamos algo grande: nunca estamos sós, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho." (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

4.Jesus pede-nos que O sigamos toda a vida, pede-nos que sejamos os seus discípulos, que «joguemos na Sua equipe». (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

5.Rapazes e moças, por favor, não fiquem na fila da história, sejam protagonistas! Joguem para a frente! Chutem para a frente! Construam um mundo melhor! Um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade! Joguem-na sempre para a frente! (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

6.“Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são o campo da fé. Vocês são os atletas de Cristo." (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

7."Jesus oferece-nos algo muito maior que a Copa do Mundo! Oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda e feliz, e também um futuro com Ele que não terá fim, a vida eterna" (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

8.“Vós sois referência para tantos jovens e modelo de valores encarnados na vida. Eu tenho confiança em todo o bem que poderão fazer entre os rapazes." (Discurso às delegações nacionais de futebol de Itália e da Argentina, 13 de agosto de 2013)

9.“O esporte é importante, mas deve ser autêntico esporte. Promovam essa atitude de «aficionados» que elimina definitivamente o perigo da discriminação. Quando as equipes vão por este caminho, o estádio enriquece-se humanamente, desaparece a violência e voltam a ver-se as famílias nas arquibancadas". (Discurso às delegações nacionais de futebol da Itália e da Argentina, 13 de agosto de 2013)

10.“Peço-vos que rezem por mim, para que também eu, no «campo» em que Deus me colocou possa jogar uma partida honrada e valente para o bem de todos nós." (Discurso às delegações nacionais de futebol de Itália e da Argentina, 13 de agosto de 2013)

Por ocasião do Mundial do Brasil 2014, o Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem em que expressou os seus desejos para este campeonato: "esta Copa do Mundo poderia converter-se na festa da solidariedade entre os povos" e explicou que o futebol além de ser um jogo "é ao mesmo tempo uma oportunidade para o diálogo, para a compreensão e para o enriquecimento humano recíproco".