Angelus do dia 6 de Outubro de 2002, Canonização do Beato Josemaria Escrivá

"O amor a Nossa Senhora é uma característica constante da vida de São Josemaria Escrivá, e é uma parte eminente da herança que ele deixa aos seus filhos e filhas espirituais."

1. No final desta solene celebração litúrgica, desejo saudar cordialmente todos os peregrinos provenientes de várias partes do mundo. Dirijo uma saudação especial à delegação governativa, às numerosas personalidades e aos peregrinos da Itália, onde o novo Santo se empenhou em grande medida pelo bem das almas e a difusão do Evangelho em todos os ambientes.

2. Saúdo cordialmente as delegações e os peregrinos francófonos que vieram à canonização de Josemaria Escrivá. Oxalá possam encontrar nos ensinamentos do novo Santo os elementos espirituais que lhes são necessários para seguirem o caminho da santidade na vida quotidiana! Abençoo-vos a todos com afeto.

Convido os membros das várias delegações de língua inglesa a levar no coração a lição do novo Santo: que Jesus Cristo seja a inspiração e a finalidade de cada momento da vossa vida! Recomendo-vos a vós e as vossas famílias à sua intercessão e invoco as abundantes bênçãos sobre o vosso compromisso e apostolado.

Saúdo cordialmente os peregrinos de língua alemã que participam na festa para a elevação aos altares do Padre Josemaria Escrivá. A sua palavra e o seu exemplo vos encorajem a desejar a santidade. Desempenhai as pequenas tarefas quotidianas com amor a Deus! O Senhor vos conceda a todos a sua graça!

Saúdo todas as delegações oficiais, assim como os numerosos participantes na canonização de Josemaria Escrivá, provenientes da Espanha e da América. Aceitando como Pedro, o convite de Jesus a fazer-vos ao largo, sede apóstolos nos vossos ambientes. Que neste caminho vos acompanhem a Virgem Maria e a intercessão do novo Santo!

Saúdo também os participantes de língua portuguesa aqui presentes. Possa São Josemaria servir de modelo no empenho pela santificação do vosso trabalho e das vossas famílias. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Saúdo cordialmente todos os membros do Opus Dei, os devotos de São Josemaria e todos os peregrinos da Polônia. A sua intercessão seja para todos propiciadora de graças, e o carisma da sua vida vos inspire nos caminhos do progresso espiritual. Deus vos abençoe!

O amor a Nossa Senhora é uma característica constante da vida de São Josemaria Escrivá, e é uma parte eminente da herança que ele deixa aos seus filhos e filhas

3. O amor a Nossa Senhora é uma característica constante da vida de São Josemaria Escrivá, e é uma parte eminente da herança que ele deixa aos seus filhos e filhas espirituais. Invoquemos a humilde Serva do Senhor para que, por intercessão deste seu filho devoto, conceda a todos nós a graça de a seguirmos com docilidade no seu exigente caminho de perfeição evangélica.