Resumo da intervenção do Prelado do Opus Dei no Sínodo dos Bispos

D. Javier Echevarría Rodríguez, Bispo titular de Cilibia, Prelado da Prelazia Pessoal do Opus Dei, durante a Sétima Congregação Geral para a continuação das intervenções dos Padres sinodais na Aula, sobre o tema sinodal «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã».

Bento XVI saúda o Prelado do Opus Dei. Foto Flickr (Escritório de informação do Opus Dei)

O povo de Deus deseja que os bispos e os sacerdotes sejam mestres de santidade, justamente porque a procuram todos os dias, atravessando a vida sacramental e o seu ministério. Devem ser homens que rezam com fé, que amam apaixonadamente o Sacramento da Eucaristia e o Sacramento da Confissão e os vivem com piedade sincera, para se enriquecerem com as graças e poderem, deste modo, ser portadores da Boa Nova aos outros sacerdotes e a todos os fiéis. O recurso a estes meios instituídos por Jesus Cristo para poder identificar-se com Ele faz com que os fiéis, ao escutar os Pastores, escutem o Senhor e ao vê-los rezar se sintam, por sua vez, levados a rezar. Se vêem que eles recorrem com frequência à Confissão, irão também receber o perdão sacramental.

É também útil meditar no exemplo de muitos santos, como o Cura d’Ars, São Pio de Pietrelcina ou São Josemaría Escrivá, e o do mais recentemente Bem-aventurado João Paulo II. Como recordou Bento XVI, eles deixaram um exemplo vivo de amor ao Sacramento da Penitência e podem reforçar a consciência do dever de serem Bons Pastores, que sabem dar a própria vida pelas suas ovelhas. Se se exorta também os presbíteros a sentarem-se no confessionário habitualmente, muitas almas irão lavar as suas culpas e, desse ministério, florescerão vocações para o seminário e para a vida religiosa e vocações de bons pais e mães de família.

Missa de abertura do Ano da Fé

É também interessante cuidar as homilias do ponto de vista doutrinal e com dom de línguas. Para muitos fiéis a Santa Missa dominical, com a correspondente Homilia, é a única ocasião para escutar a mensagem de Cristo. Com um compromisso sempre renovado, a pregação será muito mais eficaz, sobretudo, se for também dirigida à própria alma de quem prega: se se vive o que se diz e se se prega o que se vive.

* A Tradução publicada não tem caráter oficial.

    vatican.va