Os homens são de Marte e as mulheres de Vênus?

Natalia López Moratalla é Catedrática de Bioquímica e Biologia Molecular, autora de numerosos artigos e livros científicos; o último sobre as semelhanças e diferenças entre o cérebro de um homem e o de uma mulher.

Os homens são de Marte e as mulheres de Vênus?

Existem duas estratégias cerebrais para resolver os problemas; dois modos de processar a informação que nos chega do exterior com a que temos dentro de nós. Em todas as pessoas existem dois modos de raciocinar: um, mais intuitivo e empático, e outro mais de análise “fria”. Em geral, para nós mulheres é mais fácil o primeiro e para os homens o segundo, mas o humano é a harmonia entre os dois.

O que faz uma mulher em um campo como a ciência, dominado, em grande parte, pelos homens?

Quando comecei, há quase 40 anos, era assim, mas agora nem tanto. Existem pesquisadoras brilhantes à frente de equipes de ponta.

A ciência pode saber tudo?

As ciências experimentais explicam o funcionamento do universo e dos seres vivos. A razão humana pode conhecer o que são e se perguntar o por quê e o para quê.

Qual é a verdade sobre o homem?

Que Deus ama a cada pessoa e a chama à existência em aliança com o amor de seus pais para que seja feliz.

Cristã e pesquisadora?

Sim. E posso dizer mais, a ciência atual necessita com urgência dos cristãos para que não se esqueçam dos valores profundos e seguir progredindo.

Em seu trabalho científico, entraram em confronto fé e razão?

Nunca. Ao contrário, a tradição judaico-cristã, o Gênesis especialmente, foi para mim essa luz no horizonte que me anima a ir a fundo nas respostas.

O uso de células tronco embrionárias para curar doenças: mito ou realidade?

As expectativas criadas internacionalmente sobre a cura de doenças graves com células embrionárias, ou por clonagem terapêutica, já diminuíram. A racionalidade científica triunfou e mostrou a verdade de que são as células tronco do próprio corpo, ou seja, as células tronco adultas que têm essa capacidade de regenerar o que se deteriora no organismo.