São Josemaria Escrivá
"Aí onde estão nossos irmãos os homens, aí onde estão as nossas aspirações, nosso trabalho, nossos amores - aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo".
SÃO JOSEMARIA, Fundador do Opus Dei

Conhecendo São Josemaria

Vídeo: a vocação do jovem Josemaria

Um desenho animado sobre a vocação de São Josemaria recolhe o episódio em que o jovem observa as pegadas deixadas na neve por um religioso. Aquele sacrifício, feito por amor, o fez pensar. Esse breve vídeo retrata o episódio.

São Josemaria em Fátima

São Josemaria em Fátima

São Josemaria foi muitas vezes a Portugal e sempre passou por Fátima. Numa dessas ocasiões, recordou o motivo da viagem: “estou rezando todo o dia, procurando falar continuamente com Deus servindo-me como Intercessora da Virgem Maria”.

Vídeos de São Josemaria

Vida de Fé

Quando lhe pedem que ensine a ter mais fé, S. Josemaria...

Mensagem do dia

“A pureza nasce do amor”

Olha quantos motivos para venerar São José e para aprender da sua vida: foi um varão forte na fé...; levou adiante a sua família - Jesus e Maria -, com o seu trabalho esforçado...; velou pela pureza da Virgem, que era a sua Esposa...; e respeitou - amou! - a liberdade de Deus, que fez a escolha, não só da Virgem como Mãe, mas também dele como Esposo de Santa Maria. (Forja, 552)

Não estou de acordo com a forma clássica de representar São José como um ancião, ainda que com isso se tenha tido a boa intenção de ressaltar a perpétua virgindade de Maria. Eu imagino-o jovem, forte, talvez com alguns anos mais do que a Virgem, mas na plenitude da vida e do vigor humano.

Para viver a virtude da castidade, não é preciso esperar pela velhice ou pelo termo das energias. A castidade nasce do amor e, para um amor limpo, nem a robustez nem a alegria da juventude representam...