Carta do Prelado (10 dezembro 2014)

Reproduzimos a carta que o Prelado escreveu aos fiéis do Opus Dei sobre a nomeação dos novos Vigário Auxiliar e Vigário Geral da Prelazia.

Queridíssimos: que Jesus me guarde as minhas filhas e os meus filhos!

São Josemaria ensinou-nos a permanecer sempre em ação de graças a Deus. Ut in gratiarum semper actione maneamus! E, entre os motivos de agradecimento, quero agora referir-me à clarividência — verdadeira luz do Céu — com que o Senhor iluminou o nosso Padre no momento de preparar o Direito particular do Opus Dei. Aí, como sabeis, está previsto que o Prelado, depois de ouvir o parecer do seu Conselho, possa nomear um Vigário auxiliar que o ajude de modo direto no governo da Prelazia (cfr. Statuta, n. 134 § 1 y 3, n. 135), e, nos edifícios que integram a sede central, previu os locais destinados ao Vigário auxiliar.

Graças a Deus encontro-me bem de saúde, tendo em conta a minha idade. Como o trabalho aumenta com a expansão dos trabalhos apostólicos, depois de ter pedido luz ao Senhor, cheguei à conclusão que é o momento de pôr em prática aquela possibilidade prevista por São Josemaria. Depois de ouvir o Conselho Geral e a Assessoria Central, nomeei Vigário auxiliar Mons. Fernando Ocáriz.

Como novo Vigário geral, com o parecer do Conselho, nomeei Mons. Mariano Fazio, até agora Vigário regional na Argentina.

A nomeação do Vigário auxiliar, com as faculdades executivas para o governo da Prelazia, incluindo as que o Direito atribui ao Prelado, dar-me-á uma grande ajuda para acompanhar ainda mais de perto o desenvolvimento do apostolado nos 69 países nos quais trabalha a Obra.

Na véspera do ano mariano, que estamos prestes a começar, no qual pediremos a Nossa Senhora pelas famílias do mundo inteiro, alegra-me considerar que damos este passo — como todos na Obra — pela mão da nossa Mãe. Pedi-lhe que, com a intercessão de São Josemaria, do Bem-aventurado Álvaro e de tantas irmãs e irmãos nossos que já temos no Céu, saibamos começar e recomeçar as nossas vidas de filhas e filhos de Deus, com uma fidelidade maior ao chamamento recebido do Senhor.

Aproveito estas linhas para vos desejar novamente um feliz Natal, muito perto do Menino Jesus, de Nossa Senhora e de São José.

Com todo o afeto, abençoa-vos

o vosso Padre

+ Javier

Roma, 10 de dezembro de 2014, comemoração de Nossa Senhora do Loreto.