“O Senhor nos socorre e nos levanta”

Tu não podes tratar ninguém com falta de misericórdia; e, se te parecer que uma pessoa não é digna dessa misericórdia, tens de pensar que tu também não mereces nada. Não mereces ter sido criado, nem ser cristão, nem ser filho de Deus, nem pertencer à tua família...(Forja, 145)

Ficaram também muito gravadas em nós, entre tantas outras cenas do Evangelho, a clemência com a mulher adúltera, as parábolas do filho pródigo, da ovelha perdida e do devedor perdoado, a ressurreição do filho da viúva de Naim. Quantas razões de justiça para explicar este grande prodígio! Morreu o filho único daquela pobre viúva, aquele que dava sentido à sua vida e podia ajudá-la na sua velhice. Mas Cristo não faz o milagre por justiça; Ele o faz por compaixão, porque se comove interiormente perante a dor humana.

Que segurança nos deve produzir a comiseração do Senhor! Clamará por mim e eu o ouvirei,porque sou misericordioso. É um convite, uma promessa que não deixará de cumprir. Aproximemo-nos,pois,confiadamente do trono da graça,a fim de alcançarmos misericórdia e auxílio da graça no tempo oportuno. Os inimigos da nossa santificação nada conseguirão, porque essa misericórdia de Deus nos protege por antecipado; e se por nossa culpa e fraqueza caímos, o Senhor nos socorre e nos levanta. Tinhas aprendido a evitar a negligência,a afastar de ti a arrogância,a adquirir piedade,a não ser prisioneiro das questões mundanas,a não preferir o caduco ao eterno.Mas,como a debilidade humana não pode manter um passo decidido num mundo resvaladiço,o bom Médico te indicou também remédios contra a desorientação,e o Juiz misericordioso não te negou a esperança do perdão. (É Cristo que passa, 7)

Receba mensagens por e-mail

email