Xabec: inserção profissional

Xabec é uma obra corporativa do Opus Dei que promove a formação e a inserção ao trabalho de técnicos para desempenharem profissões com uma qualificação especial. Está situado em Valência e suas origens remontam ao centenário do nascimento de São Josemaria, em 2002.

As origens de Xabec e o centenário de São Josemaria

Por ocasião do centenário do nascimento de São Josemaria Escrivá de Balaguer, em 2002, no dia 25 de março daquele ano foi criada em Valência a fundação EIFOR, com o principal objetivo de promover iniciativas de caráter social, cultural, educativo e assistencial.

Após um minucioso estudo, em maio de 2003, o Patronato aprovou a proposta de criação de um Centro Integrado de Formação Profissional, acreditando que esse projeto se ajustaria corretamente aos objetivos da fundação.

A partir desse momento, foi iniciada uma série de atividades sociais de formação profissional e inserção social, com especial aceitação por parte da população imigrante: práticas não de trabalho nas empresas, mas cursos de técnicas de busca de emprego e Habilidades Sociais, aulas de castelhano, etc. Essas atividades desenvolveram-se numa sede provisória situada no Bairro de Carmem de Valencia. Com as necessárias autorizações, começaram também as aulas de Operador de Grua para a obtenção de carteira de motorista profissional.

Em dezembro de 2004, após intensa procura, a sede atual foi instalada no bairro de Orriols: o antigo cinema Concorde. As condições do local permitiram manter todas as atividades que se vinham desenvolvendo. No ano de 2005, foi ampliada a oferta educativa de formação ocupacional e contínua com cursos de operador de carrinho de mão, instalador de placas solares e eletricidade básica.

Ao mesmo tempo, foram dados os primeiros passos para a criação do Centro Integrado. As consultas realizadas aos Conselhos de Indústria, Emprego e Educação, assim como as que foram feitas à Câmara do Comércio e à Confederação Empresarial de Valencia, levaram à conclusão que a manutenção industrial seria o setor mais indicado para a futura escola: existia uma forte demanda formativa e, ao mesmo tempo, uma carência de instituições educativas nesse campo.

Obtidas as autorizações e finalizadas as obras de adequação da Escola, em setembro de 2006 começaram as aulas de ensino regulamentar.

O que é Xabec?

Xabec: Centro Integrado de Formação Profissional

É um Centro Educativo que inclui os três subsistemas de ensino de Formação Profissional: Regulamentar, Ocupacional e Contínua.

Esse sistema facilita o caráter integrado e a adequação entre a formação profissional e o mercado de trabalho, assim como a formação ao longo da vida, a mobilidade dos trabalhadores e a unidade no mercado de trabalho.  Reforça a dimensão européia na educação e formação profissional, potencia a cooperação institucional e facilita o desenvolvimento de iniciativas transnacionais, realçando a imagem do setor educativo e formativo num contexto internacional.

As especialidades dadas pertencem à Família Profissional de Manutenção e Serviços para a produção.

O projeto educativo de Xabec

Xabec é um centro educativo que, além de procurar dar uma educação de qualidade, promove a fé católica e os valores cristãos dentro de um clima de total respeito à liberdade dos alunos.  A formação oferecida em Xabec tem como finalidade a educação integral da pessoa e inspira-se numa visão transcendente da existência humana.  Direciona-se ao favorecimento da maturidade pessoal e à aquisição de valores humanos – generosidade, respeito ao próximo, sinceridade, coerência de vida, laboriosidade, espírito esportivo, etc. – que podem se desenvolver mediante as diversas atividades docentes e fazem com que cada um tire o máximo rendimento da sua capacidade.  Como obra corporativa do Opus Dei, insiste especialmente no valor santificante e santificador do trabalho bem feito.

Princípios básicos de Xabec.

Promoção da pessoa, busca da harmonia dos princípios éticos e morais com a competitividade no trabalho.

Relação com o mundo empresarial, para se conseguir uma efetiva cooperação entre um mundo empresarial e a instituição educativa.

Formação de qualidade, que permita adquirir habilidades sociais e competências emocionais.

Formação em idiomas, no marco da globalização da economia e do mercado de trabalho.

Domínio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) que serão incorporadas dentro do processo educativo e formativo do aluno.

Orientação Pessoal e Profissional, que assegure a integração do aluno com a instituição e possa ajudá-lo em suas decisões pessoais e profissionais.