Viagem do Prelado à Rússia

Uma Missa na catedral de Moscou, uma tertúlia na capital russa e uma visita ao santuário de Nossa Senhora de Kazán são alguns dos momentos da visita pastoral do Prelado do Opus Dei à Rússia.

Missa na catedral

D. Paolo Pezzi, Arcebispo de Moscou e D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, celebraram uma Missa de ação de graças pela recente beatificação de Álvaro del Portillo na catedral de Moscou.

Assistiram a esta Missa, entre outras pessoas, diversos fiéis que participam nos meios de formação que o Opus Dei disponibiliza na região.

Na ocasião, o Arcebispo de Moscou benzeu um ícone com a imagem do Bem Aventurado Álvaro del Portillo. Ao terminar a Missa, os presentes puderam venerar uma relíquia do sucessor de S. Josemaria.

No início da Missa, o Arcebispo agradeceu a presença de D. Javier Echevarría na Rússia e também a presença dos membros da Prelazia na diocese.

"O trabalho que as pessoas do Opus Dei realizam em Moscou e São Petersburgo– disse o Arcebispo – é algo belo e construtivo para a diocese".

Tertúlia num teatro de Moscou

D. Javier Echevarría teve um encontro com pessoas que participam nos meios de formação do Opus Dei. O Prelado iniciou o encontro salientando que "a vida cristã deve ser alegre, deve ser uma oferta de amor aos que sofrem".

Comentou também a parábola evangélica dos convidados para o banquete que tinha sido lida na celebração eucarística desse dia: "Somos convidados por Jesus Cristo para a amizade e comunhão com Ele. A mensagem do Evangelho não é algo velho e ultrapassado: é novo, Cristo está vivo e acompanhar-nos-á até ao final dos tempos. Eu sou o primeiro a pedir-Lhe ajuda. Desde que pisei o solo de Moscou, suplico-Lhe que encha as ruas da cidade com as Suas bênçãos".

D. Javier Echevarría durante encontro com pessoas de Moscou que frequentam os meios de formação do Opus Dei

Uma senhora, mãe de quatro filhos, perguntou-lhe como podia explicar à sua família " o valor da Eucaristia, o fato de que vale a pena dedicar meia hora à missa e duas horas de trânsito com uma criança pequena".

A Eucaristia – respondeu D. Javier –éo alimento da alma. Sem Jesus, não podemos viver uma vida plena. Como uma mãe dá de comer ao seu filho, também Deus nos alimenta com o Seu amor. É verdade que às vezes assistir à missa exige percorrer um longo caminho; mas, os apaixonados vêm um obstáculo na distância que os separa? A missa ajudar-te-á a amar mais o teu marido e os teus filhos".

Outra pessoa pediu-lhe que explicasse qual a mensagem do Opus Dei. O Prelado contou que se trata de viver felizes na terra, mas pensando no Céu. Para isso é necessário trabalhar bem, para poder oferecer esse empenho a Deus: " S. Josemaria aconselhava a pôr sobre a mesa de trabalho um crucifixo e, ao lado, uma fotografia da própria família. O Opus Dei ajuda a simplificar a vida de todos os dias: no trabalho e na família encontram-se ocasiões para amar todos, independentemente da sua religião".

Que implica ser o sucessor de dois santos? Foi outra das perguntas. "Fui testemunha de como S. Josemaria e o Bem-Aventurado Álvaro viviam para os outros, de manhã à noite. Eu, como qualquer pessoa, devo lutar todos os dias por superar os meus defeitos. Por isso, vos peço que rezeis por mim".

Finalmente, convidou todos a rezar pela Rússia, "já que, como S. Josemaria nos recordava, a verdadeira e única arma eficaz é a oração".