Viagem à ilha de Quenuir

45 estudantes da Universidade dos Andes viajaram 1200 km para cooperar com o desenvolvimento humano e material dos habitantes da ilha.

A Região dos Lagos do Chile, localizada a mais de 1000 Km ao sul da cidade de Santiago, é formada por centenas de ilhas. Quenuir é parte deste mosaico natural em que serviços básicos como luz e água potável não estão ainda ao alcance de todos os seus habitantes.

As universitárias que participaram deste projeto de verão (janeiro de 2001) se dividiram em diversos grupos de trabalho, de acordo com suas específicas áreas de estudos.

As alunas de Medicina e Enfermagem percorreram vários dispensários da região, onde atenderam a centenas de pessoas que, pela inclemência do tempo e a distância de centros especializados, têm difícil acesso à atenção médica: quando há um doente grave, por exemplo, é preciso viajar ao hospital de Maullín por barco, mas nem sempre o mar o permite.

As estudantes de Pedagogia e Psicologia deram aulas às crianças da ilha para reforçar seus conhecimentos. Além disso, deram também alguns cursos de formação humana e de doutrina cristã. As alunas de Direito, por sua vez, organizaram uma série de conferências sobre temas familiares para as mães dos meninos.

As universitárias realizaram também algumas melhorias na escola de Quenuir: trocaram o piso, construíram estantes para livros e ergueram uma cerca de proteção. Para estes trabalhos, as estudantes contaram com o apoio dos pais das crianças, que depois de seu dia de trabalho realizavam com satisfação os trabalhos mais pesados.