"Tenho a esperança que da família do Opus Dei surjam muitos santos"

O cardeal arcebispo de São Paulo, D. Cláudio Hummes, presidiu, no último dia 2 de março, a uma solene concelebração eucarística em honra do Bem-aventurado Josemaría, por ocasião do centenário do seu nascimento.

D. Cláudio Hummes, durante a sua homilia.

A cerimônia, que reuniu cerca de 2000 pessoas, contou com quase 30 concelebrantes, entre eles Mons. Geraldo Melo, presidente do cabido metropolitano, Mons. Vicente Ancona López, vigário regional da Prelazia do Opus Dei no Brasil e Mons. Claudemir dos Santos, vigário geral da diocese de Osasco. Também esteve presente Mons. Antônio Trivinho, chanceler do Arcebispado.

O Cardeal Hummes comentou que, nessa celebração de ação de graças por ocasião do centenário do nascimento do Bem-aventurado Josemaría, havia mais um motivo de alegria, pelo recente anúncio de que o Papa o canonizará no próximo dia 6 de outubro. E, para a Arquidiocese de São Paulo, esse acontecimento tem um sabor especial, pois, no mesmo dia em que se fez o anúncio da canonização de Escrivá, marcou-se a canonização da Bem-aventurada Madre Paulina —que viveu em São Paulo os últimos 40 anos da sua vida — para o próximo 19 de maio, solenidade de Pentecostes.

Quase 2.000 pessoas assistiram à cerimônia

O cardeal falou sobre o núcleo do espírito do Opus Dei, afirmando que "o Beato Escrivá entendeu de forma muito própria, muito particular (...) que é possível e necessário santificar-se na vida cotidiana, naquela vida corriqueira do dia a dia, às vezes tão repetitiva, às vezes tão dura, e às vezes até mesmo meio deserta, em que não acontecem coisas extraordinárias (...) — é nesse dia a dia que é preciso ser santo. E é possível ser santo, ser santa". Comentando o crescimento no número de leigos que têm sido beatificados e canonizados, D. Cláudio Hummes afirmou ter "a esperança que dessa família do Opus Dei surjam muitos santos, leigos e leigas, que um dia nós possamos ver também canonizados".

Mons. Vicente Ancona López, o Cardeal Hummes e Mons. Claudemir dos Santos, durante a celebração.

Mons. Vicente, numas palavras de agradecimento ao Arcebispo no fim da celebração, afirmou que "todos no Opus Dei estamos empenhados em que este centenário não seja apenas uma comemoração, uma ação de graças, mas que seja realmente uma renovação na nossa vida interior e no nosso afã de evangelização", e manifestou o desejo de que "essa graça da inscrição do Bem-aventurado Josemaría no número dos santos volte a despertar em nós a força do sacramento do Batismo e da Confirmação, e com a ajuda do Espírito Santo nós saibamos expor aos nossos familiares, colegas, amigos, de uma forma serena, e persuasiva, as razões da nossa esperança, para que muitas mais pessoas se aproximem de Cristo e da Igreja".