Ser um “voluntário de voluntários”

Encontro com professores e estudantes universitários propõe trabalhar para a Jornada Mundial da Juventude como um recrutador e treinador de voluntários entre os colegas de faculdade.

professor João Malheiro

O professor João Malheiro, diretor pedagógico do Colégio Porto Real, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, expôs a um grupo de professores e estudantes do Rio de Janeiro e Niterói, reunidos na sede do Centro Cultural e Universitário de Botafogo, uma forma diferente de contribuir com a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá na capital fluminense de 23 a 28 de julho de 2013.

Durante cerca de uma hora e meia, o professor João explicou as diversas funções que os voluntários aprovados pelo Comitê organizador poderão exercer durante a Jornada. As funções diferenciadas serão as de protocolo (sob a orientação da ABIN) e comunicação; as funções específicas serão as de tradução, informática e setor financeiro; e as funções gerais serão as de ordem, logística, distribuições de comida, guias turísticos, etc.

Como interessa que participem da JMJ muitos jovens universitários, tanto fluminenses quanto de outros Estados, o professor apresentou possíveis formas de divulgação através de trabalhos sociais com a marca JMJ, redes sociais, colégios e universidades, além de outras iniciativas pessoais (divulgação em festas, no trabalho, condomínio, etc.).

Todos os voluntários aprovados pelo Comitê organizador da JMJ receberão uma formação específica, estabelecida em Roma e confiada ordinariamente à paróquia do interessado. Para os que o desejarem, tal formação poderá ser recebida nos Centros da prelazia do Opus Dei. Para isso, é necessário fazer constar, no ato da inscrição, em vez do nome da paróquia, o nome da Associação Carioca de Educação e Cultura / ACEC , entidade conveniada com o Opus Dei, a qual fará a gestão desses voluntários.

O diretor João Malheiro recordou que essa capacitação é fundamental, visto que o voluntário da JMJ de certo modo representará a Igreja Católica. O voluntário precisará ter na ocasião 18 anos completos e receberá, por seus serviços, um diploma de voluntariado internacional.