Seminário do Setor de Serviços

O Centro de Capacitação Profissional Casa do Moinho, próximo a São Paulo, realizou mais um seminário para o setor de serviços, com ênfase na excelência do trabalho e nas relações humanas.

No último dia 13 de junho, o Centro de Capacitação Profissional Casa do Moinho, obra corporativa do Opus Dei na cidade de Cotia, próxima a São Paulo, promoveu mais uma edição do Seminário do Setor de Serviços. O tema proposto nesta 14a. edição foi “Estilo de vida: especialistas em humanidade”.

O evento procurou aprofundar nos trabalhos de serviços, como geradores de um modo próprio de viver, ou seja, um modo mais humano. Combinando ciência, técnica e arte, é possível transformar o lar ou a empresa em um lugar onde se valoriza cada um como pessoa e, assim, humanizar aquele ambiente. De um lar bem constituído ou de uma empresa bem estruturada em suas relações, saem boas contribuições à sociedade porque se valoriza especialmente a dignidade do ser humano.

Este seminário é a fase local do “Incontro Romano”, Congresso Internacional na área de Hotelaria e Serviços, que se realiza anualmente em Roma. Os melhores trabalhos do Seminário serão traduzidos para o inglês ou espanhol, e serão encaminhados para a Secretaria do Congresso para avaliação.

Dentre as diversas escolas que participaram, foram selecionados e premiados alguns dos melhores trabalhos:

Melhor trabalho do Seminário: CCP Pinhais (São José dos Pinhais, PR) -“Reaprender a conviver para humanizar os serviços de hospitalidade”.

Melhor apresentação: CCP Casa do Moinho (Cotia, SP) – “A importância da dignidade humana de quem serve e de quem é servido”. Melhor trabalho científico: IAPE (Campinas, SP) – “Humanização na assistência de saúde: um desafio para os profissionais de enfermagem”. Melhor trabalho prático: Escola Ataupaba (São Paulo, SP) – “Antes de tudo, minha casa”.

Prêmio Reflexão: Pontal (São Paulo, SP) –“Projeto humanizar: trabalho e atenção aos outros”. Prêmio Inovação: Escola Vértice (Rio de Janeiro, RJ) – “A arte de servir aplicando os 5 sentidos”. Prêmio Objetividade: Centro Cultural Alfa (São José dos Campos, SP) – “Você não é um elo solto”. Prêmio Criatividade: utilizou a técnica do teatro, Escola Âncora (Barueri, SP) – “Humanizando o trabalho: o efeito atitude”. Prêmio Originalidade: trabalho em forma de poesia, CCP Veleiros (São Paulo, SP) – “Arquitetando o relacionamento familiar através da humanização”.

O Seminário foi enriquecido com a presença da psicóloga Jaqueline de Carvalho, de São José dos Campos, que fez uma dinâmica de apresentação, o que facilitou o entrosamento dos participantes. Mari Lúcia Oliveira - gerente de RH e Cleide Kasparevicis – gerente de Projetos, apresentaram uma visão global do trabalho em equipe durante a conferência “Lidando com as diferenças no ambiente corporativo”. Durante a palestra, os participantes puderam conhecer as dificuldades práticas comuns neste tipo de trabalho e discutir soluções.

Nesses 14 anos de realização do Seminário, é frequente observar um amadurecimento profissional nas alunas que dele participam regularmente. Além disso, os participantes saem enriquecidos humanamente, tanto pela profundidade das apresentações como pelos testemunhos das alunas que se sentem protagonistas, cada uma na sua área de atuação, de uma efetiva transformação social.