São Josemaria no ano mariano

Neste vídeo D. Javier Echevarria relembra alguns conselhos de São Josemaria para as famílias, por ocasião do 40º aniversário de sua ida ao céu

Estamos percorrendo o ano mariano que foi convocado na Prelazia. É muito importante que cresça em todos os lugares a preocupação de que a família tenha cada vez mais importância na vida da sociedade. Terá tanta importância se o marido e a mulher, e com eles os filhos, se aproximarem de Deus.

O Prelado do Opus Dei com uma família alemã

São Josemaria, que amou tanto a instituição familiar, recomendava tanto à mulher como ao marido que recordassem a sua família para ter presença de Deus.

Seus filhos vão aprender a amar de verdade como o Senhor pede pelo mandato supremo da caridade, pelo modo como vocês se amam, pelo modo como buscam um ao outro, por como se cumprimentam, se, quando chegam em casa, um se preocupa com o outro e depois com os seus filhos.

O Prelado cumprimenta uma mulher com seu filho, no Chile

Lembro como São Josemaria falava dessa heroicidade santa, alegre, riquíssima, dos pais, quando têm que atravessar a dificuldade de algum filho que está doente. Não têm nenhuma pena por passar horas e horas ao pé da cama desse filho ou filha que tem necessidade do seu apoio espiritual e humano. Fazem-no com verdadeira alegria mesmo que sintam cansaço. Mas é um cansaço que também é oração.

D. Javier Echevarria com um família sul africana

Peço a todas as famílias, a todas, que não se preocupem somente com ser muito felizes no seu próprio ambiente mas que tenham a necessidade cristã de levar a alegria de Deus a todos os lares.

Uma família da Eslováquia com D. Javier, Prelado do Opus Dei

Sigamos os conselhos do Papa Francisco. É interessante que todos leiam as catequeses tão cheias de ternura, e ao mesmo tempo de exigência, que fez sobre a família. Para sentirmos que somos Igreja, e para ser Igreja é preciso que ser uma só coisa com o Romano Pontífice, para assim ser uma só coisa com Deus.

Portanto vivamos na família o que São Josemaria recomendava: Omnes cum Petro - sempre com Pedro -, ad Iesum per Mariam! Se queremos colocar Cristo em nossos lares,

recorramos a Maria; e além de recorrer a Maria tenhamos em conta os ensinamentos do Papa, tão fecundos, para que nos santifiquemos e santifiquemos nosso lar e os lares dos outros.

Que Deus vos abençoe.