São Josemaria em Aparecida

Durante sua passagem pelo Brasil, no dia 28 de maio de 1974, São Josemaria fez uma romaria no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Terça-feira 28 de maio de 1974 S. Josemaria foi de helicóptero até o santuário da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Quando descia as escadas, uma senhora adiantou-se e entregou-lhe um ramo de rosas brancas: “São para Nossa Senhora”, disse o Padre, pegando nelas. Posteriormente, entrou na basílica, onde centenas de pessoas o esperavam para acompanhá-lo na recitação do terço. O fundador do Opus Dei se ajoelho no chão do presbitério e começou a rezar, em português, o Terço.

Com o olhar fixo na pequena imagem, S. Josemaria respondia em voz baixa às orações. Pausadamente, em uníssono, toda a igreja rezava em voz alta. Quando terminou, o fundador do Opus Dei levantou-se e rodeou o altar pelo lado direito, para subir até ao camarim de Nossa Senhora Aparecida. Olhou uns instantes a Virgem e beijou o escudo enquanto dizia em voz baixa: “Mãe!”. As rosas ficaram aos pés da imagem. No dia seguinte, comentou: «Com que alegria fui à Aparecida! Com que fé rezáveis todos! Eu dizia à Mãe de Deus, que é Mãe vossa e minha: Minha Mãe, Mãe nossa, eu rezo com toda esta fé dos meus filhos. Te queremos muito, muito. E parecia escutar, no fundo do coração: com obras!».