São Josemaria e o Opus Dei: um serviço à Igreja

O Opus Dei proporciona aos seus fiéis a formação adequada para que desenvolvam – cada um no seu próprio lugar na Igreja e no mundo – uma atividade apostólica multiforme, promovendo ao seu redor o ideal da chamada universal à santidade.

O Opus Dei proporciona aos seus fiéis a formação adequada para que desenvolvam – cada um no seu próprio lugar na Igreja e no mundo – uma atividade apostólica multiforme, promovendo ao seu redor o ideal da chamada universal à santidade. De modo análogo, a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz oferece aos seus sócios e aos clérigos que participam das suas atividades, meios espirituais para sustentar e apoiar a vida interior, a formação doutrinal e pastoral, e a união fraterna entre os sacerdotes. Neste ponto se resume a missão da associação: um trabalho sacerdotal cheio de compreensão, de amor, de espírito de serviço em favor da Igreja e da cada diocese em particular; uma ajuda aos presbíteros diocesanos, pelos quais Deus quis que o Opus Deis sentisse uma especial predileção.

Esta ajuda espiritual fomenta as virtudes sacerdotais, como a caridade pastoral, que é entrega e zelo pelas almas (cfr. Decreto Presbyterorum Ordinis, nn. 14-17; João Paulo II, Ex. ap. Pastores dabo vobis, nn. 15, 20-24), a piedade, a ciência, o interesse pelos apostolados diocesanos, o amor e veneração pelo Ordinário do lugar, a preocupação pelas vocações e pelo seminário. De modo particular, fomenta a prática duma profunda fraternidade com os outros sacerdotes, que busca promover de maneira ativa uma maior unidade em todo o presbitério diocesano.

São Josemaria procurou, também com a sua pregação, despertar em todos os cristãos a responsabilidade de cooperar para que aumentassem as vocações sacerdotais. O empenho por suscitar vocações corresponde a todo o povo de Deus e, de modo especial, aos bispos e aos sacerdotes. Portanto, este importante aspecto aparece em primeiro plano na formação dos sócios da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, tendo em conta as indicações dos Ordinários diocesanos. A primeira coisa é a oração: Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita! (Mt 9, 38).