Publicado «Em diálogo com o Senhor», livro com textos inéditos da pregação oral de são Josemaria

Trata-se do primeiro volume sobre a pregação oral do Fundador do Opus Dei. A publicação recolhe 25 textos inéditos e se enquadra na Coleção de obras completas que o Instituto Histórico São Josemaria Escrivá impulsiona desde 2001.

O Instituto Histórico São Josemaria Escrivá publicou "En diálogo con el Señor (Ed. Rialp, 512 págs.)". O volume recolhe 25 pregações inéditas do fundador do Opus Dei, datadas entre 1954 e 1975. Trata-se de uma edição crítico-histórica dos textos de meditações e conversas que são Josemaria teve com fiéis do Opus Dei que viviam em Roma. Dessa pregação existem gravações em áudio e anotações muito completas. Entre 1967 e 1975, são Josemaria revisou este material e realizou os ajustes necessários para transformar o conteúdo oral em texto escrito. Os textos foram publicados em coleções privadas para a formação dos féis do Opus Dei. Agora são colocados à disposição do público em geral.

Trata-se de uma edição crítico-histórica dos textos de meditações e conversas que são Josemaria teve com fiéis do Opus Dei

O livro inclui uma seção de reproduções dos roteiros originais de três das publicações. Também contém uma seleção de fotos de são Josemaria em ação. Cada texto conta com uma introdução breve: explicação do contexto, resumo do seu conteúdo e análise das fontes.

Luis Cano e Francesc Castells são os autores desta nova obra, que contou com a colaboração de José Antonio Loarte. A edição se abre com um prólogo de Mons. Javier Echevarría – prelado do Opus Dei de 1994 a dezembro de 2016 – que pôde ler a última prévia do livro, poucas semanas antes de falecer.

Em diálogo com o Senhor é um novo volume da «Coleção de obras completas» promovida pelo Instituto. Trata-se do primeiro exemplar de uma série dedicada à pregação oral do fundador do Opus Dei. Atualmente os textos inéditos de são Josemaria, que estão no Arquivo Geral da Prelazia, estão sendo organizados e catalogados, para outras futuras edições.

Trata-se do primeiro exemplar de uma série dedicada à pregação oral do fundador do Opus Dei

A nova publicação se une aos cinco estudos crítico-históricos já disponíveis: Caminho (2002), Santo Rosário (2010), Conversaciones con Mons. Escrivá [Entrevistas com Mons. Escrivá] (2012), É Cristo que passa (2013) e La Abadesa de las Huelgas (2016), sendo que a Edição histórica de Caminho já foi publicado em português pela Editora Quadrante em 2016. Todos eles correspondem à série "Obras publicadas" do fundador.

Conteúdo do livro A pregação recolhida no volume Em diálogo com o Senhor cobre 21 anos: de 1954 a 1975. Embora contenha intervenções espaçadas no tempo, encontram-se algumas ideias comuns aos 25 textos, como o convite a identificar-se pessoalmente com Jesus Cristo, as considerações sobre a filiação divina, o amor a Deus e à Igreja, a oração e a vida contemplativa, a busca do amor na vida cotidiana, a humildade ou a caridade fraterna.

Reprodução de um roteiro original de uma meditação pregada por São Josemaría no 26 de novembro de 1967.

Os três primeiros textos, do período 1954-1955 procedem de meditações que são Josemaria dirigiu aos alunos do Colégio Romano da Santa Cruz, onde se encontravam jovens de numerosos países em um especial período de formação humana e espiritual junto ao fundador. As meditações seguintes, entre 1962 e 1967, foram pregadas a seus colaboradores diretos no governo do Opus Dei ou aos vigários das diferentes circunscrições reunidos em Roma para trabalhar uns dias com são Josemaria. Nos textos que vão de 1969 a 1975 se alternam meditações, uma breve homilia e várias palestras.

Os autores do volume

Luis Cano é mestre em Direito (Universidade de Navarra) e doutor em Teologia espiritual (Universidade Pontifícia da Santa Cruz, Roma). É secretario do Instituto Histórico São Josemaria Escrivá e professor de História da Igreja no Istituto Superiore di Scienze Religiose all’Apollinare, em Roma, onde mora desde 1989. Seus principais trabalhos de pesquisa tratam da vida de são Josemaria e da história do Opus Dei, e sobre a história da devoção ao Sagrado Coração e a Cristo Rei.

Luis Cano e Francesc Castells coautores do livro.

Francesc Castells i Puig é licenciado em História (Universitat de Barcelona) e doutor em Filosofia (Universidade Pontifícia da Santa Cruz, Roma). Membro do Instituto Histórico São Josemaria Escrivá, trabalha no Arquivo Geral da Prelazia do Opus Dei. Publicou diversos artigos sobre são Josemaria Escrivá e a história do Opus Dei.


Diálogo com Luis Cano e Francesc Castells, coautores da edição crítico-histórica de Em diálogo com o Senhor .

Descarregue uma amostra (capítulo 4) de "En diálogo con el Señor" (PDF em espanhol). (PDF)

— Edições Rialp: Edições Rialp: "En diálogo con el Señor. Textos de la predicación oral. Edición crítico-histórica" preparada por Luis Cano e Francesc Castells..

— Edições Quadrante: Caminho – Edição Comentada