Projeto Pérola, em busca de um serviço efetivo

O Projeto Pérola, trabalho voluntário realizado por universitárias da área da saúde, busca levar um pouco de alegria a pacientes com câncer internadas no Hospital Pérola Byington, em São Paulo.

O Centro de Estudos Universitários Jacamar desenvolve há seis anos o Projeto Pérola, através de uma equipe de voluntárias constituída por profissionais e estudantes universitárias da área da saúde. Seus objetivos são a capacitação para o trabalho voluntário, o desenvolvimento de habilidades no relacionamento interpessoal no intuito de contribuir para o futuro exercício da sua profissão e a promoção de momentos de bem-estar às pacientes.

Lidar com pacientes com câncer, sua dor e sofrimento, requer preparação. Por isso, as voluntárias do Projeto recebem aulas de capacitação e participam de debates nos quais se abordam temas relacionados à bioética, ao cuidado com o paciente, à tanatologia e ao trabalho voluntário.

Nas aulas e nos debates, o maior aprendizado talvez seja o da importância de valorizar o ser humano: entendê-lo como pessoa a partir de valores éticos, para um respeito integral à sua dignidade. Por isso, é ainda tão atual o pensamento da escola grega hipocrática, segundo o qual “não existem doenças, mas sim doentes”. Não se busca apenas curar uma doença, mas atender uma pessoa.

No Hospital Pérola Byington, as voluntárias fazem, junto com as pacientes, peças simples de artesanato, como chaveiros e pulseiras. O artesanato é uma ocasião para aproximar-se de cada paciente, para conhecer e compreender a sua história. Nessa conversas, surgem muitas vezes um sorriso nos lábios ou um brilho de esperança nos olhos das pacientes. Não se trata de distraí-las da dor nem de fazê-las esquecer da doença, mas sim, por meio da conversa, ajudá-las a lidar com a sua situação. Muitas delas, ao se lembrarem de tantas coisas boas que já fizeram na vida e de tantas dificuldades pelas quais já passaram, parecem ganhar um pouco mais de força para encarar a enfermidade, ou ao menos um conforto a mais para aceitá-la.

Ajudar as pacientes é uma grande experiência e um profundo aprendizado, sobretudo quando se tem em vista a condição delas, tão fragilizadas física e emocionalmente. Há muitas lições de vida em cada paciente. Ao participar do Projeto Pérola, fica muito claro que sempre é possível aprender com as pessoas: sempre têm algo a nos ensinar. Essa relação entre a voluntária e a paciente é riquíssima, sobretudo quando ambas percebem o quanto ajudam uma à outra.

Cíntia, estudante de Medicina da FMUSP, relata a sua experiência: “Participar do Projeto Pérola significa comprometer-se a levar um pouco de carinho, atenção e felicidade para as pacientes com câncer, valorizando seus sentimentos e sua condição. Em contrapartida, também significa abrir o coração para aprender e receber o carinho dessas pacientes. Além disso, com o voluntariado, percebe-se que dar é muito mais prazeroso do que receber, pois não há cura melhor para a alma do que a felicidade de fazer alguém feliz”.

-------------

O Centro de Estudos Universitários Jacamar, em São Paulo, é uma iniciativa que busca oferecer uma formação integral às estudantes, através de diversas atividades profissionais, culturais, sociais e de formação católica. O seu projeto pedagógico está inspirado nos ensinamentos de São Josemaria Escrivá e conta com a ajuda do Opus Dei na realização de sua identidade cristã.