Papa aos jovens da República Centro-Africana: Amar os vossos inimigos tornar-vos-á vencedores

Video (Rome Reports). Depois da Missa, o Papa presidiu uma vigília de oração com os jovens da República Centro-Africana na esplanada da catedral de Bangui. Um deles explicou ao Papa Francisco quais são as suas principais dificuldades como o acesso à educação, o desemprego, a falta de paz e a violência. Contou que muitos jovens desejam sair do país para procurar um futuro melhor e fez uma pergunta direta.

Depois da Missa, o Papa presidiu uma vigília de oração com os jovens da República Centro-africana na esplanada da catedral de Bangui.

Um deles explicou ao Papa Francisco quais são as suas principais dificuldades como o acesso à educação, o desemprego, a falta de paz e a violência. Contou que muitos jovens desejam sair do país para procurar um futuro melhor e fez uma pergunta direta.

"Diga-nos, Santo Padre, que espera dos jovens da República Centro-Africana ?, que devemos fazer para que a paz e a prosperidade reinem no nosso país?

Francisco pediu-lhes que resistam, que não abandonem o seu país apesar das dificuldades.

FRANCISCO

"A estrada que lhes é proposta neste momento difícil de guerra e divisão é a estrada da resistência. Fugir dos desafios da vida jamais é uma solução. É preciso resistir, ter a coragem para resistir e lutar pelo bem! Quem foge, não tem coragem de dar vida”.

O Papa explicou-lhes que a oração é fundamental para resistir a qualquer adversidade. Também lhes disse que a paz se constrói dia a dia, de forma artesanal.

FRANCISCO

"Algum de vós pode-me dizer, "Diga-me padre, como posso eu ser artesão da paz? “Não odiar, jamais! Se alguém te faz mal, procure perdoar. Nada de ódio. Muito perdão. Digamos juntos, nada de ódio, muito perdão!”

“Se você não tiver ódio no coração, se perdoares, serás um vencedor! Porque serás vencedor da mais difícil batalha da vida: vencedor no amor! E pelo amor, vem a paz”.

FRANCISCO

"É possível amar o inimigo? Sim! Podemos perdoar quem nos fez mal? Sim! Assim, com o amor e com o perdão, vocês serão vencedores”.

Pediu-lhes que fossem valentes para perdoar, para amar e para buscar a paz. E, sobre tudo, que se fiem de Deus e rezem. Por isso, pediu-lhes que não se esquecessem de rezar por ele.

FRANCISCO

"Agora vos peço que rezeis por mim. Para que possa ser um bom bispo. Para que possa ser um bom Papa. Prometeis que rezareis por mim?”

Depois o Papa confessou alguns jovens no interior da catedral e foi-se embora fortemente escoltado por veículos da ONU.