Obras de apostolado corporativo

São obras de apostolado corporativo aquelas que, promovidas por membros do Opus Dei juntamente com outras pessoas, têm a garantia moral da Prelazia. Nelas, o Opus Dei encarrega-se de tudo o que diga respeito à orientação cristã.

Alunos do Centro Educacional e Assistencial da Pedreira, Brasil

Entre as obras corporativas podem mencionar-se colégios, universidades, centros para a promoção da mulher, dispensários médicos em regiões ou países subdesenvolvidos, escolas para camponeses, institutos de formação profissional, residências estudantis, centros culturais, etc. Alguns exemplos:

Universidade de Navarra , fundada em Pamplona em 1952. Conta atualmente 20 Faculdades. No seu campus de Pamplona encontra-se também a Clínica Universitária. Também depende da Universidade o Instituto de Estudos Superiores de Empresa (IESE), que tem sede em Barcelona. Existem outras instituições de ensino superior promovidas por membros do Opus Dei, juntamente com outras pessoas, como a Universidade de Piura (Peru), a Universidade de La Sabana (Colômbia) e a University of Asia and the Pacific (Filipinas).

Monkole , em Kinshasa. É um hospital que atende anualmente milhares de pessoas que se encontram em situação de extrema necessidade. Conta com duas extensões nos subúrbios da capital (Eliba e Kimbondo) para prestar assistência médica em regime de ambulatório. Além disso, o Instituto Superior de Ciências da Enfermagem, anexo a Monkole, prepara jovens do Congo para o exercício dessa profissão sanitária.

Punlaan , em Manila. É uma escola profissional especializada no setor de hotelaria e turismo. A sua fórmula educativa inclui o contato direto das alunas com as empresas (hotéis, restaurantes, etc.). Nos últimos anos, graças a esse sistema, 100% das jovens que cursaram o programa de Punlaan conseguiram logo um posto de trabalho.

Midtown Sports and Cultural Center , em Chicago. Situado numa zona multirracial, com muitos jovens, Midtown oferece programas de formação acadêmica, humana, espiritual e esportiva, para suprir as desvantagens do ambiente social. Desta forma, 95% dos alunos terminam o ensino secundário e 60% ingressam na universidade, uma proporção muito superior à registrada entre os outros jovens da região.

Toshi , a oeste da cidade do México. Está numa região rural habitada por indígenas das etnias otomi e mazahua. Entre outras atividades, oferece o curso de secretariado, que abre às mulheres da região o acesso a postos na função pública e nas empresas das cidades próximas.