O UNIV, a beleza e Roma

"A força da beleza" é o tema escolhido para suscitar o debate entre os universitários de todo o mundo que assistem, em Roma, de 31 de março a 8 de abril, ao Forum UNIV 2012.

Dostoievski disse: “A humanidade pode viver sem a ciência, pode viver sem pão, mas nunca poderia viver sem a beleza, porque já não haveria motivo para estar no mundo”.

A procura da beleza é uma das motivações mais fortes para a transformação do mundo. Por isso, foi escolhida como tema principal para a próxima edição do UNIV Forum, que ocorre em Roma de 31 de março a 8 de abril próximos.

"Numa cultura como a atual – refere-se no site do UNIV – que dá preferência aos sentimentos sobre os argumentos, a beleza parece ocupar um posto especial".

"Torna-se necessário aprender a descobrir a beleza, algo que é possível em todos os campos do fazer e do saber: desde a moda até à ciência mais abstrata, como demonstram numerosos exemplos contemporâneos".

UNIVERSITÁRIOS EM ROMA

O Forum UNIV 2012 quer contribuir para a reflexão acerca da beleza, do seu poder transformador e inspirador (na arte, na ciência, na vida dos povos), da sua força de atração (na comunicação), da possibilidade de aprender a descobrir a beleza e a distinguir a autêntica beleza da que é apenas aparente.

Entre os palestrantes que apresentarão algumas propostas aos participantes destacam-se:

Ennio Morricone (Roma, 1928), um dos mais conhecidos compositores, autor de trilhas sonoras de filmes como O bom, o feio e o mau, A Missão ou Cinema Paraíso.

Etsuro Sotoo, escultor e convertido.

Etsuro Sotoo (Fukuoka, 1953), desenhista e construtor da fachada da Sagrada Família e convertido ao catolicismo: "Queria ser fiel ao espírito de Gaudí, penetrar na sua essência. Depois dei-me conta de que, mesmo com toda a minha boa vontade, só podia chegar até certo ponto. Então apercebi-me de que não devia olhar para Gaudí, mas olhar para onde ele olhava".

Scott Hahn (Estados Unidos, 1957), escritor e teólogo convertido, que abordará como se pode chegar a conhecer a verdade através do poder de atração da beleza.

Jeffrey Langan, professor no Holy Cross College de Notre Dame, que abrirá o debate sobre o livro "O pequeno é formoso", que previamente tinha aconselhado que os participantes lessem.

Foi São Josemaria Escrivá quem, em 1968, propôs que universitários de todo o mundo pudessem encontrar-se em Roma para debater algum tema na Cidade Eterna e conhecer e ouvir o Papa.

Pode-se encontrar mais informação e uma newsletter quinzenal em www.univforum.org