O Sacerdócio: Vocação, Consagração, Missão

Desde 2008, uma média de 150 sacerdotes provenientes de diferentes dioceses de todo o Brasil se reúnem uma vez por ano, durante quatro dias, para refletir sobre diferentes aspectos teológicos e pastorais do sacerdócio, conviver, trocar experiências e rezar juntos no Curso de Atualização para Sacerdotes.

Entre os dias 21 e 24 do mês de julho, se realizará a oitava edição do Curso de Atualização para Sacerdotes. Organizado pela Associação Presbíteros, entidade sem fins lucrativos, que visa apoiar a formação e o contínuo aperfeiçoamento dos sacerdotes e seminaristas diocesanos, tem como tema O Sacerdócio: Vocação, Consagração, Missão – 50 anos do Decreto Presbyterorum Ordinis. Aprofundará, entre outras coisas, na figura e na doutrina sobre o sacerdócio do Beato Álvaro del Portillo, que foi Secretário da Comissão redatora do Decreto Presbyterorum Ordinis.

Seguindo a estrutura de anos anteriores, pelas manhãs haverá neste ano conferências abertas a perguntas, e as tardes serão dedicadas a Laboratórios: reuniões de conteúdo mais prático para a vida sacerdotal. Na tarde de quinta-feira, dia 23, haverá uma Mesa Redonda sobre a Formação humana e intelectual do Sacerdote.

Entre os conferencistas deste ano estão D. José María Yanguas, bispo de Cuenca (Espanha), especialista no estudo e comentários do Decreto Presbyterorum Ordinis; Mons. Javier Medina, Postulador da Causa de Beatificação do Beato Álvaro del Portillo; Dr. Valdir Reginato, Médico, Doutor em Ciências (FMUSP), pesquisador da UNIFESP e terapeuta familiar e D. Carlos Lema García, bispo auxiliar de São Paulo.

Desde o seu início, o Curso conta com o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Arquidiocese de São Paulo.

Para que os participantes possam conviver e ter uma experiência de fraternidade sacerdotal, haverá momentos reservados à oração – pregação diária, Santa Missa, Liturgia das Horas – e encontros informais em que se transmitem experiências pessoais.

Em 2014 assistiram quase 200 sacerdotes vindos de 49 dioceses de Brasil e de países africanos de língua portuguesa. Para os que assistem pela primeira vez representa um marco na sua vida. Assim se manifestava, por exemplo, o Pe. Márcio Motta, da Arquidiocese de Belém: “Recebi o convite de um sacerdote de Belém, e para mim foi de um proveito espiritual, intelectual e acadêmico muito grande, seguindo aquele pensamento de que nunca estamos cem por cento preparados, prontos”.

Informações sobre o Programa completo do Curso e as condições de inscrição podem obter-se no site www.presbiteros.com.br.