O prelado do Opus Dei abençoou a escultura do Bem-aventurado Josemaría Escrivá

Mons. Echevarría destacou as figuras do Fundador da Universidade de Navarra e do seu primeiro sucessor, D. Álvaro Del Portillo. Publicado na home-page da Universidade de Navarra (www.unav.es). Fotos: Manuel Castells

Mons. Echevarría no momento da bênção

Cerca de mil pessoas da comunidade universitária assistiram no sábado à bênção da escultura do Bem-aventurado Josemaría Escrivá localizada no pátio do edifício Central da Universidade de Navarra. D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei e grão-chanceler do centro universitário, presidiu a cerimônia.

As primeiras palavras da sua homilia foram de lembrança e agradecimento a D. Álvaro del Portillo, primeiro sucessor do Bem-aventurado Josemaría. Destacou a fidelidade ao fundador do Opus Dei de quem, "tendo uma personalidade marcante, soube pôr toda a sua vida ao serviço de Deus, precisamente servindo ao Bem-aventurado Josemaría. Nunca pagaremos suficientemente a este homem de Deus o que fez por nós". "Aqui tinha que estar agora com pleno direito D. Álvaro", sublinhou.

Assistiram à cerimônia cerca de mil pessoas

Trabalho universitário e justiça social

O prelado do Opus Dei continuou glosando palavras do Fundador em Pamplona por ocasião da cerimônia de concessão de títulos de doutorado "honoris causa" de 1972: "A Universidade não vive de costas para nenhuma incerteza, para nenhuma inquietação, para nenhuma necessidade dos homens... Ao estudar com profundidade científica os problemas, toca também os corações, aguilhoa a passividade, desperta forças que dormitam e forma cidadãos dispostos a construir uma sociedade mais justa".

As primeiras palavras do prelado do Opus Dei foram de lembrança e agradecimento a D. Álvaro del Portillo, primeiro sucessor do Bem-aventurado Josemaría

Mons. Echevarría convidou os presentes a manterem-se "na vanguarda, pensando que só uma cultura que ponha a Deus como ponto fundamental de referência transcendente será uma cultura que se desenvolva a favor do homem, de todos os homens, e particularmente de todos os necessitados; e será então uma cultura que não vá contra o homem como acontece, e o vemos, se se prescinde do Criador ou se o afasta".

Para que a Universidade de Navarra sirva à sociedade "com o espírito e o porte que lhe inculcou o seu Fundador, é necessário que todos lutemos a cada dia pela santidade, como nos insiste João Paulo II, nestes alvores do novo milênio: Insistir na santidade é, mais do que nunca, uma urgência pastoral, que nos afeta a todos".

O prelado do Opus Dei recordou umas palavras do Fundador dirigidas ao Dr. Eduardo Ortiz de Landázuri -cujo processo de canonização está em andamento- "quando este insigne homem de ciência lhe comentou que já havia cumprido o encargo de fazer a Universidade de Navarra. A resposta do Bem-aventurado Josemaría foi viva e instantânea: Não pedi que fizesses uma Universidade, mas que te fizesses santo fazendo uma Universidade, e isto continua sendo válido para todos os que aqui intervimos de alguma forma".

A escultura do Bem-aventurado Josemaría é obra de Francisco López Hernández. De 2,4 metros de altura e 400 quilos, foi feita utilizando a técnica de bronze fundido em cera . A parte musical da cerimônia da bênção ficou a cargo do Coral da Universidade de Navarra, dirigido por Fernando Sesma.