O Papa, para o UNIV: “Sede testemunhas de Jesus com alegria em todos os ambientes”

Bento XVI dirigiu algumas palavras aos participantes do UNIV em sua audiência de quarta-feira. O Papa animou-os a “relacionarem-se pessoalmente com Cristo”.

O Santo Padre saudou aos universitários procedentes de diversos países que participam do Congresso Universitário promovido pela Prelazia Pessoal do Opus Dei. Ele assinalou que “viestes a Roma por ocasião da Semana Santa para ter uma experiência de fé, de amizade e de enriquecimento espiritual”.

O UNIV foi convocado sob o lema “Pode o cristianismo inspirar uma cultura global?”. Neste sentido, o Papa convidou aos jovens a “refletir sobre a importância dos estudos universitários, para formar essa ‘mentalidade católica universal’ que São Josemaria descrevia assim: ‘amplidão de horizontes, e um aprofundamento enérgico, no que é permanentemente vivo da ortodoxia católica’”.

"Oxalá cresça em cada um – acrescentou o Papa – o desejo de relacionar-se pessoalmente com Jesus Cristo, para dar testemunho dEle com alegria em todos os ambientes” (o texto completo de Bento XVI pode ser consultado na página do Vaticano na internet).

Ao finalizar a audiência, uma representação de universitários entregou ao Papa uma carta de agradecimento e solidariedade, firmada pelo presidente do Congresso UNIV 2010, o austríaco Robert Weber:

“Obrigado por ter estabelecido este Ano Sacerdotal para a Igreja e para o mundo. Vemos como muitos tomam ocasião de fatos dolorosos para a Igreja e para o Papa e semeiam dúvidas e suspeitas. A estes semeadores de desconfiança queremos dizer com clareza que não aceitamos sua ideologia. Respeitamos-lhes, mas exigimos deles também o respeito por nossa fé e o reconhecimento do direito que temos de viver como cristãos em uma sociedade plural.”

Na carta dos jovens, lê-se também: “Cada um de nós, também quem não tem o dom da fé, conhece diretamente inumeráveis sacerdotes, capelães universitários, párocos, diretores espirituais e confessores. Conhecemos-lhes pessoalmente, não pelos jornais, e estamos agradecidos por sua presença disponível, eficaz, sacrificada, aberta a todos. A todos eles, e ao Papa em primeiro lugar, queremos dizer: Obrigado!”

A carta acaba com estas palavras: “Obrigado, Santidade, pelo valor com que convida a todos os fiéis da Igreja a seguir a Cristo com uma entrega total, sem se deixar ‘intimidar pelas falsas aparências das opiniões dominantes’. E obrigado, também, a Deus, que entregou à sua grei um Pastor que desde o primeiro momento tem dito que a Igreja hoje é jovem e está viva.”

O que é o UNIV?

O Congresso UNIV nasceu em 1968, sob a inspiração e impulso de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Desde então, em todos os anos, os participantes foram recebidos pelos papas, a partir de Paulo VI. Os textos e mensagens pontifícios estão disponíveis no website www.univforum.org.

Os participantes, estudantes universitários procedentes de mais de 200 universidades de todo o mundo, refletem sobre o tema proposto nas diversas atividades culturais que se desenvolvem em diferentes lugares de Roma: conferências, exposições, debates, grupos de estudo, mesas redondas.

A Prelazia do Opus Dei organiza atividades de formação cristã que completam o programa geral. O encontro é também uma oportunidade para conhecer Roma e apreciar as marcas da história da Igreja a partir dos primeiros séculos.

- Assessoria de Imprensa do Congresso UNIV: Giovanni Vasallo, cel. +39 335 1457557

- Contato Prelazia do Opus Dei (Internacional): Manuel Sanchez, tel. 066867522, cel. 3334788131