O Papa Francisco sublinha o papel da mulher e dos jovens na transmissão da Fé

Na audiência geral de quarta-feira, o Papa destacou que as mulheres não guardaram a notícia para si mesmas mas difundiram-na: "Isto é maravilhoso, esta é a missão das mulheres, as mães e as avós, dar testemunho aos seus filhos e netos de que Jesus ressucitou. Mães, segui adiante com o vosso testemunho!”.

3 de abril, 2013. (Romereports.com) A primeira audiência geral após a Semana Santa permitiu ao Papa Francisco retomar as catequeses sobre o Ano da Fé que o seu predecessor Bento XVI já tinha iniciado. A audiência foi na praça de S. Pedro perante mais de 30.000 peregrinos. O Papa comentou a passagem do Credo em que se fala da Resurreição de Jesus Cristo.

Texto da catequese em português:

Queridos irmãos e irmãs,

Retomamos hoje as Catequeses do Ano da Fé, tratando da Ressurreição de Jesus, centro da mensagem cristã. Esta verdade de fé insere a nossa existência num horizonte de esperança aberto ao futuro de Deus, à felicidade plena, à certeza que o pecado e a morte podem ser vencidos. E esta certeza que a fé nos dá fé permite que vivamos com mais confiança as realidades quotidianas, enfrentando-as com mais coragem e dedicação, na certeza de que Cristo é a nossa força. No Novo Testamento, Jesus Ressuscitado se encontra com diversas testemunhas, primeiramente com um grupo de mulheres, em seguida com Pedro, depois com mais de quinhentas pessoas, até o encontro com Paulo, na estrada de Damasco. Também nós podemos reconhecer e encontrar o Ressuscitado: na Sagrada Escritura; na Eucaristia, onde Jesus se faz presente a nos faz entrar em comunhão com Ele; na caridade, quando os gestos de amor, bondade, misericórdia e perdão fazem resplandecer um raio da Ressurreição no mundo.

* * *

Amados peregrinos de língua portuguesa, particularmente o grupo de brasileiros vindos do Paraná: alegrai-vos e exultai, porque o Senhor Jesus ressuscitou! Deixai-vos iluminar e transformar pela força da Ressurreição de Cristo, para que as vossas existências se convertam num testemunho da vida que é mais forte do que o pecado e a morte. Feliz Páscoa para todos!