O Papa começará em outubro uma catequese sobre a Missa dirigida às crianças

Bento XVI anunciou, aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus, que dará uma catequese às crianças que neste ano fazem a Primeira Comunhão. "Ir a Missa no domingo é uma necessidade", afirmou.

O Papa sublinhou a importância do sacramento da Eucaristia e da participação das famílias na missa dominical, e recordou que a catequese terá lugar durante o Sínodo dos Bispos, pouco antes da conclusão do Ano da Eucaristia. "Será uma circunstância oportuna e bela - disse - para reafirmar o papel essencial que reveste o sacramento da Eucaristia na formação e no crescimento espiritual das crianças".

A catequese será no dia 15 de outubro.

"O Ano da Eucaristia - explicou o Santo Padre - foi estabelecido por nosso querido João Paulo II para reavivar cada vez mais nas consciências dos fiéis a admiração por este sacramento tão grande. Neste tempo eucarístico, um dos temas recorrentes é o do domingo, o Dia do Senhor, um tema central do recente Congresso Eucarístico Italiano celebrado em Bari, onde sublinhei como a participação na missa dominical não deve ser para o cristão uma imposição ou um peso, mas sim uma necessidade e uma alegria. Sem o domingo não podemos viver".

Depois de rezar o Ângelus, Bento XVI saudou "os doadores de sangue do mundo inteiro, em particular os que hoje estão presentes na Praça de São Pedro por causa da Jornada Mundial do Doador de Sangue, celebrada ontem. Queridos irmãos e irmãs, que participaram da Santa Missa presidida pelo cardeal Javier Lozano Barragán, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde: Cristo, que nos redimiu com seu sangue, seja sempre o modelo do vosso voluntariado".