O Papa a caminho do Brasil

O Papa Bento XVI acaba de sair de Roma em direção ao Brasil. No pronunciamento que fez na segunda feira, 7 de maio, pediu orações por sua viagem e pelo encontro do episcopado da América Latina e Caribe.

foto: Osservatore Romano

"Estamos no mês de maio, um mês que, para muitas comunidades cristãs, é o mês mariano por excelência. Após o Concílio Vaticano II, que sublinhou o papel de Maria Santíssima na Igreja e na história da salvação, o culto mariano experimentou uma profunda renovação".

Com essas palavras, o Papa deu início à breve reflexão que, habitualmente, antecede a oração mariana do Regina Coeli, no dia 7/05. Da janela de seus aposentos, que se abre para a monumental Praça São Pedro, o Pontífice falou aos milhares de fiéis e peregrinos reunidos na praça, apesar da chuva, recordando-lhes que este mês "pode ser a ocasião para retornar à fé da Igreja das origens e, em união com Maria, compreender que, também hoje, a nossa missão è anunciar e testemunhar com coragem e alegria, Cristo crucificado e ressuscitado, esperança de humanidade".

Logo a seguir, Bento XVI confiou à Virgem Santíssima, sua iminente viagem ao Brasil, durante a qual inaugurará - no domingo, dia 13, no santuário mariano de Aparecida - os trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

"À Virgem Santa, Mãe da Igreja, desejo confiar a viagem apostólica que realizarei ao Brasil, de 9 a 14 do corrente. Como fizeram meus venerados predecessores, Paulo VI e João Paulo II, presidirei à abertura da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe - a quinta - que terá lugar no próximo domingo, no grande santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade que tem o mesmo nome. Antes, porém, irei à metrópole de São Paulo, onde me encontrarei com os jovens e com os bispos do país, e terei a alegria de inscrever no álbum dos santos, o bem-aventurado Frei Antônio de Sant'Anna Galvão" - disse o pontífice.

"É a minha primeira visita pastoral à América Latina - acrescentou - e me preparo espiritualmente para encontrar o subcontinente latino-americano, onde vive quase a metade dos católicos do mundo inteiro, muitos dos quais são jovens. Por isso, foi definido como "Continente da esperança": uma esperança que diz respeito não apenas à Igreja, mas a toda a América e a todo o mundo."

A seguir, o Santo Padre pediu a todos que rezassem por esta sua visita apostólica que está para ter início e, de modo particular, pelo bom êxito dos trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, "para que todos os cristãos daquelas regiões se sintam discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Tantos e múltiplos são os desafios do momento atual... Eis porque é importante que os cristão sejam formados para ser "fermento" de bem, e "luz" de santidade no nosso mundo", concluiu o pontífice.

O vôo da Alitalia transportando o Papa, sua comitiva e jornalistas, deixou o aeroporto de Fiumicino às 4h08 (horário de Brasília), em uma viagem de 12 horas e meia rumo a São Paulo, segundo autoridades aéreas.

    Reuters e Rádio Vaticano