Novo website do Opus Dei

Está no ar a nova versão do site oficial do Opus Dei, com um visual novo, seções e conteúdos novos. Durante o ano de 2005, a página web foi visitada por mais de três milhões de pessoas.

Sobre o site do Opus Dei

A nova versão tem um visual mais limpo e moderno do que a versão anterior.  Logo na página inicial (Home), a foto principal pretende mostrar a realidade do Opus Dei: pessoas dos cinco continentes que procuram aproximar-se de Deus através do trabalho, da família, no seu dia a dia.

Os textos se adequaram ao estilo da Internet: mais ágeis, rápidos, e com links para outras informações. Seções como “Fama de Santidade”, “Sala de Imprensa”, ou “Prelado” apresentam conteúdos novos. Outras como “Documentos” ou “Multimídia” acabam de nascer. Nesta última pode-se assistir ou fazer download de vídeos sobre São Josemaria e o Opus Dei.

A seção “Textos do Fundador”, presente na versão anterior do site, oferece agora um texto do santo diferente para cada dia. Quem o desejar, pode recebê-lo por e-mail todas as manhãs, para fazer um momento de reflexão.

O Boletim de Notícias eletrônico continuará existindo, distribuído periodicamente a mais de 40.000 assinantes.

A seção “Textos do Fundador”, presente na versão anterior do site, agora oferece um texto do santo diferente para cada dia. Quem o desejar, pode recebê-lo por e-mail todas as manhãs, para fazer um momento de reflexão.

A seção dirigida aos jornalistas também foi aprimorada. Encontram-se os dados para contato com os Escritórios de Informação do Opus Dei e também material para edição: notas à imprensa, arquivos de áudio, vídeos e fotografias de alta resolução.

Está em condições, por suas características técnicas, de atender ao aumento de demanda de informação sobre o Opus Dei que se prevê para os próximos meses.

“Durante 2005 — explica Peter Bancroft do Escritório de Informação do Opus Dei nos Estados Unidos — mais de 15 milhões de páginas foram visitadas por 3 milhões de pessoas diferentes. Nos Estados Unidos, mais de um milhão de pessoas visitaram o site após o lançamento do livro de Dan Brown”.

22 idiomas. Árabe e húngaro serão lançados em breve.

“Esta é a quarta versão do www.opusdei.org”, explica o diretor técnico do site, José Benigno Freire. “O site foi criado em 1996, em quatro idiomas: inglês, francês, italiano e espanhol. Agora são 22: entre os últimos que se incorporaram estão o russo, o chinês e o estoniano. Nas próximas semanas serão acrescentados o árabe e o húngaro”.

“Quem lê as páginas do site encontra numerosas mensagens”, declara de Roma o coordenador internacional, Juan Narbona. “Para muitos essas idéias ajudam a encontrar a Deus no seu trabalho e na sua vida cotidiana”.

“É preciso difundir as maravilhas do Senhor”, dizia São Josemaria Escrivá (1902-1975). “É necessário fazer com que a verdade de Deus chegue a todos os lugares: através da imprensa e de outras publicações, do cinema, do rádio e da televisão”. São Josemaria não chegou a conhecer a era da Internet, mas sem dúvida teria gostado de ver quantas possibilidades ela oferece para a comunicação da Igreja.