Novena da Serenidade ao Bem-aventurado Álvaro del Portillo

Com o desejo de que a intercessão do Beato Álvaro possa ajudar a alcançar a paz do coração de todos os que necessitem, apresentamos a novena da serenidade.​

Mais recursos
Opus Dei - Novena da Serenidade ao Bem-aventurado Álvaro del Portillo

No passado dia 27 de setembro, teve lugar em Madri a solene Beatificação de D. Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá como Prelado do Opus Dei. No início da cerimônia, foi lida uma Carta do Papa Francisco ao atual Prelado, D. Javier Echevarría. No final da carta, o Santo Padre escrevia: "O beato Álvaro del Portillo nos ensina uma mensagem muito clara: nos diz para confiar no Senhor, pois Ele é o nosso irmão, o amigo que nunca nos decepciona e que está sempre ao nosso lado. Anima-nos a não ter medo de ir contra a corrente e nem de sofrer para anunciar o Evangelho. Além disso, nos ensina que na simplicidade e cotidianidade da nossa vida podemos encontrar um caminho seguro de santidade".

Dentre as virtudes heroicas do novo Bem-aventurado, o Decreto pontifício prévio à Beatificação punha em destaque a virtude da serenidade: "Era homem de profunda bondade e afabilidade, capaz de transmitir paz e serenidade aos outros. Ninguém recorda um gesto indelicado da sua parte, nem o mais pequeno movimento de impaciência diante das contrariedades, nem uma única palavra de crítica ou de protesto por alguma dificuldade: ele tinha aprendido do Senhor a perdoar, a rezar pelos perseguidores, a abrir sacerdotalmente os braços, acolhendo a todos com o sorriso e com a grande clemência cristã." Também muitos testemunhos referem-se a Dom Álvaro como um homem de paz, como por exemplo, o do Pe. José Luis Soria: "uma das coisas que mais chamava a atenção na personalidade e na vida de Mons. del Portillo era a sua serenidade, sua paz interior. Tinha paz e transmitia paz".

Com o desejo de que a intercessão do Beato Álvaro possa ajudar a alcançar a paz do coração de todos os que necessitem, apresentamos a novena da serenidade.


Novena da Serenidade ao Bem Aventurado Álvaro Del Portillo - Francisco Faus