Natal

"Hoje brilhará sobre nós a luz porque nos nasceu o Senhor. Eis a grande novidade que comove os cristãos e que, através deles, se dirige à humanidade inteira. Deus está aqui."

Tornar-se criança em relação a Deus é a condição para entrar no Reino; para isso é preciso humilhar-se, tornar-se pequeno; mais ainda: é preciso nascer do alto (Jo 3,7), nascer de Deus para tornar-nos filhos de Deus. O mistério do Natal realiza-se em nós quando Cristo toma forma em nós. O Natal é o mistério deste admirável intercâmbio" (Catecismo da Igreja Católica, 526).

Ser pequeno. As grandes audácias são sempre das crianças. - Quem pede... a lua? - Quem não repara nos perigos, ao tratar de conseguir o seu desejo?
“Colocai” numa criança “dessas” muita graça de Deus, o desejo de fazer a Vontade dEle, muito amor a Jesus, toda a ciência humana que a sua capacidade lhe permita adquirir... e tereis retratado o caráter dos apóstolos de hoje, tal como indubitavelmente Deus os quer.

Caminho, 857

Quando chega o Natal, gosto de contemplar as imagens do Menino Jesus. Essas figuras, que nos mostram o Senhor tão humilhado, recordam-me que Deus nos chama, que o Onipotente quis apresentar-se desvalido, quis necessitar dos homens. Da gruta de Belém, Cristo diz a mim e a ti que precisa de nós; reclama de nós uma vida cristã sem hesitações, uma vida de doação, de trabalho, de alegria.

É Cristo que passa, 18

Ao pensar nos lares cristãos, gosto de imaginá-los luminosos e alegres, como foi o da Sagrada Família. A mensagem do Natal ressoa com toda a força: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade (Lc II, 14). Que a paz de Cristo triunfe em vossos corações, escreve o Apóstolo (Col III, 15).

É Cristo que passa, 22

Jesus nasceu numa gruta de Belém, diz a Escritura, "porque não havia lugar para eles na estalagem".

- Não me afasto da verdade teológica, se te digo que Jesus continua ainda procurando pousada em teu coração.

Forja, 274

Chega-te a Belém, aproxima-te do Menino, embala-O, diz-Lhe um monte de coisas ardentes, aperta-O contra o coração...

- Não falo de criancices: falo de amor! E o amor manifesta-se com fatos: na intimidade da tua alma, bem O podes abraçar!

Forja, 345

Nosso Senhor dirige-se a todos os homens, para que caminhem ao seu encontro, para que sejam santos. Não chama só os Reis Magos, que eram sábios e poderosos; antes disso, tinha enviado aos pastores de Belém, não já uma estrela, mas um de seus anjos (Cfr. Lc II, 9). No entanto, quer uns quer outros - sejam pobres ou ricos, sábios ou menos sábios - devem fomentar na sua alma uma disposição humilde que permita escutar a voz de Deus.

É Cristo que passa, 33, 5

Hoje brilhará sobre nós a luz porque nos nasceu o Senhor. Eis a grande novidade que comove os cristãos e que, através deles, se dirige à humanidade inteira. Deus está aqui! Esta verdade deve tomar posse de nossas vidas. Cada Natal deve ser para nós um novo encontro especial com Deus, que deixe a sua luz e a sua graça penetrarem até o fundo da nossa alma.

É Cristo que passa, 12, 1