Mons. Ocáriz: "Novo dinamismo na pastoral familiar"

O Vigário Auxiliar do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, declarou à agência Zenit que a “exortação apostólica 'Amoris Laetitia' promove um novo dinamismo na pastoral familiar”.

Mons. Fernando Ocáriz, Vicario Auxiliar de la Prelatura del Opus Dei.

Zenit 8/04/2016

Mons. Fernándo Ocáriz é Vigário Auxiliar do Opus Dei – ou seja, “o número2” – teólogo e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Questionado sobre o documento publicado hoje, ele disse:

"A Exortação Amoris Laetitia promove um novo dinamismo na pastoral familiar, e recorda a centralidade das famílias na nova evangelização e na construção da sociedade.

O Papa Francisco mostra que a pastoral familiar envolve muitos aspectos e desafios, como a própria extensão do texto demonstra. Entre estes, depois de uma primeira leitura rápida, considero que o ponto central é a formação, entendida não apenas como transmissão de conhecimento, mas como acompanhamento às pessoas, para ajudá-las a encarnar o Evangelho, e não só conhecê-lo.

A Amoris Laetitia recolhe as animantes catequeses do Papa sobre as virtudes cotidianas da vida familiar

A Amoris Laetitia recolhe as animantes catequeses do Papa sobre as virtudes cotidianas da vida familiar, a caridade conjugal, as relações intra-familiares, a educação dos filhos, as dificuldades inerentes a uma família do século XXI, a alegria da convivência e muitos outros aspectos do dia a dia de uma família que quer refletir os ensinamentos e valores do Evangelho.

A chamada de Deus à santidade é universal e atual: cada um de nós, cada família com as suas fragilidades e com a ajuda da graça, é chamado a uma meta alta, e está convocado para acompanhar os outros neste caminho. O Papa convida-nos a continuar meditando e refletindo sobre algumas consequências práticas, de acordo com o Evangelho, especialmente as que dizem respeito às chamadas situações irregulares, que são muito delicadas e requerem um discernimento sério."