Missa de ação de graças pela beatificação de Álvaro del Portillo

O Papa Francisco, no Angelus em Roma, uniu-se às cerimônias de Madri. O bispo Javier Echevarría, prelado do Opus Dei: “Deus ama as famílias e está presente no seu casamento”.

Notícias

Hoje de manhã foi celebrada a Missa de ação de graças pela beatificação de Álvaro del Portillo, nas mesmas ruas de Valdebebas onde ontem se reuniram mais de 200.000 assistentes à beatificação. Muitos dos participantes voltaram às suas casas no mesmo dia para tornar a viagem mais econômica, mas hoje ainda assistiram dezenas de milhares de pessoas.

No inicio da cerimônia, viu-se o Papa Francisco, que durante a oração do Angelus em Roma, recordou a beatificação de ontem em Madri e pediu que “o testemunho cristão e sacerdotal exemplares do bispo Álvaro del Portillo suscite em muitas pessoas o desejo de unirem-se sempre mais a Cristo e ao Evangelho".


Oração pelas famílias do mundo inteiro, unidos al Papa Francisco

Perante um público formado por famílias do mundo inteiro, o prelado do Opus Dei dedicou a elas uma boa parte da sua homilia, recordando o pedido do Papa de dedicar este domingo à oração pela III Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos dedicada à família: “neste dia, que o Santo Padre Francisco dedica à oração pela família, unimo-nos às súplicas de toda a Igreja por essa comunhão de amor, essa escola do Evangelho que é a família".

D. Javier Echevarría dirigiu-se às famílias para dizer-lhes: “o Senhor ama-vos, está presente no seu matrimônio, imagem do amor de Cristo à sua Igreja. Sei que muitos dos presentes dedicam-se generosamente a apoiar outros casais no seu caminho de fidelidade, a ajudar outros lares a ir para frente num contexto social muitas vezes difícil e até hostil. Ânimo! O seu trabalho de testemunho e evangelização é necessário para todo o mundo".

A multidão destes dias mostra a fecundidade da vida de Álvaro del Portillo

O Prelado começou a homilia fazendo referencia à cerimônia de beatificação celebrada no dia anterior: “A multidão destes dias, os milhões de pessoas em todo o mundo, e tantas outras que já esperam-nos no Céu, dão testemunho da fecundidade da vida de D. Álvaro". Explicou que “não se tratava propriamente de uma multidão, mas de uma reunião familiar, unida pelo amor a Deus e o amor mútuo. Este amor faz-se mais forte hoje na Eucaristia, nesta Missa de ação de graças pela beatificação do queridíssimo D. Álvaro, Bispo, Prelado do Opus Dei".

Álvaro del Portillo tornava visível a misericórdia divina através da sua solidariedade com os mais pobres e abandonados

Durante a Missa de ação de graças, D. Javier Echevarría explicou que “olhando a vida santa de D. Álvaro, descobrimos a mão de Deus, a graça do Espírito Santo, o dom de um amor que nos transforma". O prelado animou a procurar “que os outros descubram na minha vida a bondade de Deus, como aconteceu no caminho diário de D. Álvaro: já neste Madri tão querido, tornava visível a misericórdia divina com a sua solidariedade com os mais pobres e abandonados".

De acordo com esse espírito de solidariedade, as coletas das Missas de ontem e hoje serão destinados a quatro projetos sociais promovidos pelo novo bem-aventurado:

- A construção de um pavilhão materno-infantil no Niger Foundation Hospital and Diagnostic Centre, na Nigéria, que dará assistência médica com 12.000 consultas por ano.

- Um programa para erradicar a desnutrição infantil em Bingerville (Costa do Marfim), dirigido a 5.000 beneficiários diretos.

- Quatro ambulatórios na periferia da República do Congo, que darão assistência sanitária a 10.000 crianças por ano.

- Bolsas de estudo para formação de sacerdotes africanos em Roma.

Depois da cerimônia, os 3.5000 jovens voluntários ajudar a recolher os materiais usados para a cerimônia e a limpar as ruas.