Metro Achievement Program

Metro Achievement Center for Girls é um centro educativo para a juventude promovido pela Midtown Educational Foundation. Suas alunas - a maioria de origem hispânica e afro-americana- provêm das regiões mais pobres de Chicago. Metro ocupa, desde 1994, um edifício de 1500 m² que tem salas de aulas, uma sala com computadores e outra para atividades de arte.

Sharon Hefferan, Diretora Executiva de Metro

É um sábado pela manhã e brilha o sol na zona Oeste de Downtown Chicago. Em um local do térreo de um edifício de cinco andares, alegremente decorado, um grupo de alunas de sétimo e sexto anos assiste a uma aula. No andar acima, outro grupo de meninas olha atentamente para o monitor de um computador: procuram informações na Internet para um concurso de trabalhos de biologia organizado pelo conhecido Shedd Aquarium de Chicago. E ainda há mais gente em Metro; numa sala de aula vemos algumas estudantes do ensino médio que assistem à palestra dirigida por uma profissional de uma importante companhia de Chicago. Ela lhes explica como é necessário propor-se metas e lutar para cumpri-las a fim de melhorar na escola, na sua vida familiar e no seu trabalho profissional.

Poderia parecer que estamos falando de um colégio em um dos melhores bairros de Chicago. Mas não é exatamente isso. Estamos no Metro Achievement Center for Girls, um dos centros educativos para a juventude promovido pela Midtown Educational Foundation, e as alunas -a maioria de origem hispânica e afro-americana- provêm das regiões mais pobres dessa enorme cidade.

Metro Achievement Center, localizado na região central de Chicago, está bem comunicado, por meios de transporte público, com as áreas mais necessitadas da cidade. Desde 1994 ocupa um edifício de 1500 m² onde há salas de aula, uma sala com computadores e uma grande sala para atividades de arte.

Em 1985, Metro começou as suas atividades de educação complementar para a educação humana e acadêmica de meninas de dez a dezoito anos. Os programas que se desenvolvem se baseiam na experiência de vinte anos de um programa similar para rapazes, que, também sob a Midtown Educational Foundation, funciona desde 1965.

O que é necessário para participar dos programas do Metro? Ter a idade prevista, rendimento escolar médio, morar em Chicago e dispor de poucos recursos econômicos. Também se exige que os pais se comprometam a participar das reuniões que o Metro organiza para eles.