"Lares luminosos e alegres"

A editora Quadrante lançou o livro "Lares luminosos e alegres", obra baseada nos escritos de São Josemaria Escrivá sobre família. O autor do livro é o filósofo Tomás Melendo.

São Josemaria costumava dizer que todo afeto humano, se fundamentado no Amor de Deus, era também sobrenatural. É esse tom ao mesmo tempo divino e humano do amor que nos permite ter bem claro os princípios das relações familiares – o respeito à dignidade de filho de Deus dos seus membros, a preocupação pelo seu bem, etc. – e também descobrir a cada momento inúmeros gestos bem concretos de carinho para tornar mais agradável a vida daqueles que nos rodeiam.

Nesta obra, o filósofo Tomás Melendo trata de temas fundamentais para a família – o amor entre os esposos, a relação destes entre si e com os filhos, a importância do lar como ponto de apoio para todos os membros da família –, tendo como referência não apenas o que o Fundador do Opus Dei escreveu, mas também e sobretudo o que ele viveu.

Com abundância de testemunhos, o leitor encontrará aqui inspiração para que o seu lar seja luminoso e alegre, e assim capaz de irradiar essa alegria a outros lares e, finalmente, à sociedade inteira.

Tomás Melendo Granados nasceu em Melilla (Espanha) em 1951. É casado e pai de sete filhos. Junto com a sua esposa, Lourdes Millán-Puelles, em 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI membro do Conselho Pontifício para a Família.

Doutor em Ciências da Educação e em Filosofia, é professor catedrático de Filosofia (Metafísica) na Universidade de Málaga, Espanha. Foi colaborador do Instituto de Ciências para a Família, da Universidade de Navarra, e do IESE Business School. Atualmente é Diretor dos Estudos Universitários sobre a Família, da Universidade de Málaga, que inclui uma pós-graduação em Ciências da Família. Publicou mais de oitenta livros e cerca de cento e quarenta artigos, muitos deles sobre temas relativos ao amor, ao matrimônio, à família e à educação.